28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Outubro tem saldo positivo de empregos na região

Compartilhe essa notícia!

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, somente em Americana houve mais desligamentos que contratações

 

O emprego no comércio varejista dos municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) encerrou o mês de outubro com saldo positivo. No total, foram gerados 12 novos postos de trabalho considerando as três cidades. Somente Americana teve saldo negativo, mas ainda assim o déficit de vagas foi inferior ao registrado no mesmo período de 2015.

 

O único município da base a apresentar perda de emprego no comércio varejista em outubro foi Americana, com saldo negativo de 21 vagas. O segmento Materiais de construção foi um dos principais responsáveis pelo resultado ruim. Por outro lado, vale destacar o papel dos Supermercados, setor responsável por cerca de 56% do total do saldo positivo gerado. Na comparação com 2015 os números sugerem otimismo, uma vez que no mesmo período do ano passado o saldo no município foi de –84 postos de trabalho.

 

Em Santa Bárbara d’Oeste, o saldo de empregos formais foi de 19 em outubro, acima dos 7 registrados em outubro de 2015. As duas atividades que apresentaram melhor desempenho foram Materiais de construção e Lojas de vestuário, tecido e calçados. Juntas elas corresponderam a cerca de 77% do total do saldo positivo. Já Nova Odessa apresentou um desempenho inferior em relação ao passado (14 vagas em outubro/2016 ante 24 no mesmo mês de 2015). Porém, o saldo ainda foi positivo, principalmente pela atividade Supermercados.

 

Acumulado no ano

É possível verificar que existe um movimento semelhante de Americana e Santa Bárbara D’Oeste quanto à geração de emprego. Ambas apresentaram melhor desempenho do emprego em 2016 do que ano passado: –269 contra –584 em Americana, e –75 ante –168 em Santa Bárbara. Somente em Nova Odessa houve perda de emprego, em relação ao acumulado de 2016. Até outubro de 2015, o saldo de empregos era de 59, e neste ano foram –33.

 

12 meses

No período de novembro de 2015 a outubro de 2016 o saldo e empregos para o comércio varejista da região foi de –501 vagas. Lojas de vestuário, Tecido e calçados e Materiais de construção foram os principais “vilões”. Do outro lado, Farmácias e perfumarias e Supermercados lideraram a abertura de postos de trabalho.

 

Para a assessora econômica do Sincomercio, Caroline Miranda Brandão, o resultado indica otimismo. “Embora a região apresente uma perda de empregos, os resultados de outubro e o acumulado de 2016, quando comparados ao mesmo período do ano passado, apresentam crescimento do emprego”, explica. “Pode-se acreditar que essa seja uma tendência de aumento de emprego. Isso é reflexo de aumento efetivo do faturamento das empresas, ou, ao menos há uma expectativa de melhora no faturamento”, conclui Caroline..

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!