19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Outubro Rosa: Saúde realiza 260 atendimentos em mutirão em Nova Odessa

Compartilhe essa notícia!

Houve a realização de 40 exames e agendamento de outros 159 para novembro

 O mutirão de atendimento especializado da saúde da mulher, realizado no último sábado (22) no Ambulatório de Especialidades Médicas, contabilizou 260 atendimentos e 154 exames de mamografias, sendo 40 realizados no próprio dia e 114 agendados para o mês de novembro. Além disso, a Secretaria de Saúde fez o agendamento de 45 ultrassonografias para o próximo mês. A ação faz parte do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção ao câncer de mama.

As pacientes faziam as consultas e saíam com pedido de mamografia. No mesmo dia ou agendando para as próximas semanas”, destaca o coordenador de Enfermagem, André Roberto Barros. A força-tarefa teve a presença de dois ginecologistas, além de uma equipe de enfermeiros. “A atenção à saúde da mulher é realizada o ano inteiro, mas nesta data representativa é intensificada”, reforça.

Uma das pessoas que procuraram atendimento foi Floriza Dias da Costa, de 54 anos e moradora do bairro Chácara Central. Ela não possui casos de câncer de mama na família, mas procurou se prevenir. “Estou fazendo a prevenção. Vim participar dessa ação do Outubro Rosa pra saber como é”, ressalta. “É algo tão bom que poderia ser levado para os Postinhos (de Saúde)”, sugere.

Já no caso de Gesuína Santana Alves, 61, residente no Jardim Alvorada, o atendimento é para acompanhamento. Em novembro de 1995 ela teve diagnosticada a neoplasia maligna. “Como foi descoberto no início o câncer, tive a chance da cura”, frisa. Desde então Gesuína realiza exame periódico anual para o controle da doença, através de mamografias e ultrassonografias.

Na opinião da munícipe, a ação especial de Saúde é fundamental na prevenção. “A campanha é de muita importância para as mulheres”, considera. “O exame para diagnóstico precoce é essencial. O nódulo, no início, tem índices altos de cura”, acrescenta. Gesuína fez a reconstrução mamária e hoje leva sua história a outras pessoas. “Superei e sou feliz por ter vencido o câncer de mama”, completa.

Quem também deixou para trás a doença é Alexandra Marina Pereira, 34, moradora do bairro Santa Luiza. E, no exemplo dela, evidencia que o câncer de mama nem sempre incide nas mulheres acima de 40 anos. Em 2012, aos 30 anos e logo após ter dado à luz a seu filho, descobriu a enfermidade. “Na época fiz todo o tratamento, com quimioterapia e radioterapia”, detalha.

Alexandra precisou retirar a mama esquerda e está finalizando a reconstrução da mesma. Ela acabou de conhecer o atendimento especial em Nova Odessa e aprovou. “Achei muito interessante essa ação, porque vê exatamente como a gente está”, sinaliza. Após o atendimento, realizou exame na mesma data e a partir de agora pretende fazer o acompanhamento a cada quatro meses.

A Secretaria de Saúde tem realizado também, durante todo o mês, ações de conscientização sobre o câncer de mama nas cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde), através de palestras de enfermeiras. E no dia 29, junto do Fundo Social de Solidariedade, haverá mais uma edição da Caminhada Outubro Rosa. A saída será às 8h em frente ao Paço Municipal, com percurso até a Praça Central José Gazzetta, onde ocorrerá uma aula de ritmos.

Assessoria de imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!