Olhar Feminino Saúde

Outubro Rosa – autoestima e empoderamento feminino para mulheres em tratamento

Cuidados com as sobrancelhas para mulheres em tratamento contra o câncer de mama

Veja quais as dicas e cuidados a serem tomados no momento de cuidar e realçar o desenho das sobrancelhas durante o tratamento de quimioterapia

Outubro Rosa é o mês de mobilização para falar sobre a conscientização, combate e prevenção do câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama ocupa o segundo lugar do tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano (em primeiro está o câncer de pele não melanoma).

Estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Um dado triste e preocupante que tem levado muitas mulheres ao procedimento da quimioterapia para o tratamento contra a doença – um caminho de esperança e cura para as mulheres que buscam se recuperar do câncer de mama.

Um dos reflexos mais marcantes da quimioterapia é a queda de cabelos. Como os fios estão em constante crescimento, o tratamento pode afetar a raiz, causando a queda.  Foi o que aconteceu com Maria Bernadete Cren das Neves, em tratamento contra o câncer de mama há 6 meses:

“O meu primeiro dia de quimioterapia foi quando eu tive o choque de realidade. Em quinze dias meu cabelo começou a dar os primeiros sinais de queda. Eu chorei bastante. Antes, eu tinha o cabelo comprido, muito bonito, cuidava bem dele. Durante o tratamento, eu passava a mão e penteava, e já caía de monte. Cheguei na fase de não querer pentear e nem lavar a cabeça. A impressão que eu tinha era que eu andava e caia. Ficou um cabelo sem vida mesmo. Foi então que meu esposo passou a máquina e meu genro finalizou. Para mim a pior parte foi o cabelo, não apenas por questão estética e de vaidade. É uma dor que só quem passa sabe explicar. Parece que está tirando um pedaço de dentro de você. Foi muito dolorido. Eu não queria olhar no espelho, apenas ficar deitada, quieta e sozinha”, relembra Maria Bernadete.

Por vezes, quando o processo de quimioterapia é mais intenso, ou a pessoa mais sensível, pode haver queda de pelos corporais, e até mesmo cílios e sobrancelhas. A sobrancelha no nosso rosto tem a função de impedir que alguma sujeira, como o suor que escorre da testa, por exemplo, entre nos olhos. Além de compor o conjunto de nossas expressões de alegria, tristeza, raiva, através de reações quase involuntárias. E no mundo da estética, ela é tida como a moldura dos olhos. Muitas mulheres em tratamento contra o câncer de mama que perdem os fios, não se queixam e vivem muito bem assim, até a volta do crescimento dos pelos. Já outras preferem redesenhar as sobrancelhas em busca de se sentirem melhor, mais femininas nessa fase tão delicada. A busca da autoestima deve ser apoiada, o se sentir bela pode ser um bom caminho de suporte nessa fase.

“No começo tive que enfrentar os olhares curiosos das pessoas. Hoje, não me incomoda mais. No caso das minhas sobrancelhas, elas estão bem falhadas, por isso tenho o cuidado de mantê-las marcadas, e passo sombra nelas. E mesmo nos dias em que eu não estou bem, não saio de casa sem pelo menos um batom, uma máscara de cílios ou um corretivo por conta das olheiras. Nessa fase precisamos de muito carinho. Tem os momentos em que você precisa se arrumar, respirar fundo. Mas tem dias em que você está com dor no corpo, inchada, com alergia no rosto, tudo por conta do tratamento. O que eu tento é pensar um dia de cada vez”, comenta Maria Bernadete.

 

 

Dicas e cuidados de como redesenhar as sobrancelhas

Antes e depois – redesenho das sobrancelhas e maquiagem. Na foto: Maria Bernadete das Neves. Maquiagem: Daniela Rosa – salão L’essence de la Beauté

                                                                         

Após o tratamento com quimioterapia, os cabelos, pelos do corpo e sobrancelhas podem começar a crescer após três semanas. Nesse momento surgem apenas alguns fios finos e dispersos. O crescimento adequado começa dentro de 1 ou 2 meses após o último tratamento. Em um ano, o cabelo, por exemplo, já atinge um tamanho de 10 a 15 centímetros, já o suficiente para escovar.

Mas até esse momento não chegar, a especialista em designer de sobrancelhas do salão L’esssence de la Beauté, Daniela Rosa, preparou importantes dicas para vocês, mulheres, de como redesenhar as sobrancelhas. Mas antes, fica o alerta:

 “É importante atentar que procedimentos mais invasivos devem ser evitados no momento em que a mulher passa pelo tratamento contra o câncer de mama. Isso porque, a imunidade ainda está comprometida e não é adequado submeter o corpo a possíveis reações alérgicas nesse período. Por isso, evite”, comenta Daniela Rosa, especialista em designer de sobrancelhas e maquiadora profissional do salão L’esssence de la Beauté.

 

1 – Prepare a pele

Para ter uma melhor fixação, prepare a pele. Lave o rosto com sabonete neutro antes de iniciar o procedimento. Água termal também é indicada para hidratar e acalmar. Caso use maquiagem, utilize bases e corretivos hidratantes e leves, isso porque a pele tende a ficar mais ressecada durante o tratamento.

2 – Prefira sombra cremosa

Para uma melhor fixação do desenho das sobrancelhas, use a sombra cremosa, mais pigmentada, e claro: sem brilho. Assim, você não corre o risco de suar e as sobrancelhas se desfazerem facilmente. Duos de sombra que acompanham um gel, quando misturados, garantem o aspecto cremoso – e são facilmente encontradas em lojas de cosmético. Lembrando que a cor da sombra deve condizer com a cor do seu antigo pelo da sobrancelha ou ainda com o tom da sua pele. Existem sombras para sobrancelhas da cor universal que podem ser muito úteis também. Faça o teste antes de comprar o produto para decidir a melhor cor pra você.

3 – Use o pincel chanfrado

Utilize um pincel chanfrado – que tem o corte diagonal – fino e macio, para melhor aplicação. O traço tende a ficar mais delicado e preciso.

4 – Busque uma foto sua como modelo

Pegue uma foto antiga como modelo original de suas sobrancelhas para seguir exatamente o desenho que condiz com seu tipo de rosto e expressão. Assim, você não corre o risco de fazer um desenho muito diferente e que não caia bem no seu visual. Caso tenha dificuldades, existem hoje em dia alguns moldes de plástico para desenhar as sobrancelhas – vende até mesmo em farmácias.

Para auxiliar, siga o formato do seu rosto como base de início e fim das sobrancelhas.

Foto divulgação

Use um lápis para medir o ponto inicial (perto do nariz) e o ponto final da sobrancelha. Posicione o lápis verticalmente, passando pela dobrinha do nariz, para fazer o limite interno da sobrancelha (1). Depois, coloque o lápis na diagonal, passando da aba do nariz até o canto externo do olho, para marcar o limite externo. (2)

Você também pode delimitar o ponto em que a sobrancelha geralmente é mais alta: é aproximadamente o lugar que o lápis aponta quando está posicionado levemente na diagonal, passando pela aba lateral do nariz e no canto da pupila do seu olho. (3)

Foto divulgação

5 – Faça primeiro o contorno

Comece o desenho das suas sobrancelhas pelo contorno para saber exatamente onde ela começa e termina. Assim, você tem a dimensão correta do comprimento e largura definidos.

6 – Preencha as sobrancelhas

Siga o contorno feito, com cuidado e sem pressa para não borrar, preenchendo dentro de todo o desenho.

7 – Esfume com um pincel escova

Utilize um pincel escova para esfumar. Essa técnica vai deixar as sobrancelhas com um aspecto mais natural.

8 – Cuidado!

Não faça procedimentos como a micropigmentação durante o tratamento. Um cuidado a ser tomado por conta da baixa imunidade e risco de reações alérgicas. É importante destacar que o procedimento com henna precisa da liberação do médico para ser utilizado. Lembrando que a henna não é a mesma que se usa para tingir cabelos ou fazer tatuagens temporárias. O produto usado nas sobrancelhas é específico para este fim, e não tem elementos tóxicos. Deve ser feito apenas por um profissional designer de sobrancelhas, devidamente especializado, caso haja liberação médica.

9 – Componha o look com lenços!

Os lenços estão em alta! Seus mais variados estilos, cores, estampas, modelos, tecidos. Use e abuse! Dê preferência aos lenços maiores que facilitam a aplicação de diferentes amarrações.

Na foto: Maria Bernadete das Neves

                                                          

 

A beleza e a feminilidade no tratamento do câncer

                                                          Foto divulgação

É escolha da mulher a maneira como ela se sente mais bonita. Não existem regras e padrões. O mesmo acontece durante o tratamento contra o câncer de mama. A opção por redesenhar as sobrancelhas, por conta da perda dos pelos, é uma mera escolha, e cada um deve ter a sua e ser respeitada.

A beleza da mulher está, sobretudo, na sua essência. Oferecer apoio nessa fase da doença é primordial para a mulher alcançar o bem-estar e empoderamento que tanto precisa. A dedicação, gentileza e cuidado das pessoas que estão em volta fazem toda a diferença para a busca da recuperação.

“O fato é que precisamos uns dos outros nesse momento de tanta fragilidade e muitas vezes até da mutilação (perda dos seios, cabelos, sobrancelhas e, às vezes, a força de vontade de viver). Precisamos levar a essas mulheres uma maneira de passar por tudo isso sem perder a feminilidade e oferecer a elas um pouco de esperança e amor ao próximo”, comenta Daniela Rosa, especialista em designer de sobrancelhas e maquiadora profissional do salão L’esssence de la Beauté.

Na foto: Daniela Rosa, especialista em designer de sobrancelhas e maquiadora profissional do salão L’esssence de la Beauté.

                                  

Maria Bernadete, em tratamento contra o câncer de mama finaliza:

 “Em seis meses de tratamento eu reavaliei muitas coisas. Uma delas é que a vida é muito bonita. Aprendi também a ver as coisas de uma outra forma. Aprendi a dar valor ao que realmente importa. E também a não me importar com bobeiras que não levam a nada. Aprendi com tudo isso a desacelerar. Quem está passando pelo tratamento, tenha fé, saiba que existe um motivo por atrás de tudo. Eu ainda vou descobrir o meu. E desse então, o tumor já diminuiu 73 por cento! Eu sempre tive certeza que iria dar tudo certo, apesar de alguns dias de desânimo. Mas eu precisava erguer a cabeça. A escolha sempre é: desistir ou enfrentar? Bom, eu não sou uma pessoa de desistir.”

 

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br