Outono e Inverno são estações ideais para tratar o cabelo

O verão pode danificar os fios. Dermatologista alerta sobre como melhorar a aparência nessa época do ano

Com o clima mais frio e a mudança constante na temperatura, as estações outono e inverno costumam ter menos umidade e permitem que os cabelos fiquem mais secos.

De acordo com a dermatologista Cíntia Guedes Mendonça, uma hidratação mais rigorosa, nessa época do ano, é primordial para manter a saúde dos fios e recuperá-los dos danos causados durante o verão. Segundo a médica, o principal cuidado é deixar os cabelos de forma mais natural, evitando químicas e tinturas. “Entre os cuidados que devemos ter está uma hidratação profunda, além de uma alimentação adequada e o uso de produtos específicos para cada tipo de cabelo. Entre os itens mais indicados estão os produtos manipulados como por exemplo leave in, protetores térmicos, xampus, condicionadores e até medicações que podem evitar o envelhecimento dos fios”, aponta a dermatologista.

Não abusar da água quente, para evitar que o fio e o couro cabeludo fiquem muito secos é essencial para que não surjam as indesejáveis caspas. A médica reforça também que, utilizar um protetor térmico ao usar secador ou chapinha, é uma estratégia interessante para não desidratar ainda mais os fios que foram prejudicados por conta da exposição do sol no verão, piscinas e mar. “É importante não dormir com o cabelo molhado”, recomenda.

Dra. Cíntia Guedes Mendonça

Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (SP), Dra. Cíntia Mendonça possui título de especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e certificação de medicina estética pelo Instituto Brasileiro de Ensino (ISBRAE). Pós-graduada em dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, fez residência médica em ginecologia e obstetrícia pelo Hospital Municipal Maternidade “Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva” (Hospital Municipal Maternidade-Escola de Vila Nova Cachoeirinha).

Comentários