“Os Benefícios Da Educação Robótica”


É fato que desde que Saymourt Papert – falecido este ano, deu início aos estudos sobre o uso de Robótica na Educação, muitos avanços foram alcançados.  Naquela época o computador era para poucos e tais máquinas eram bastante limitadas em suas possibilidades, se comparadas às atuais.  Mas conceitualmente, os estudos de Papert, levaram o construtivismo de seu mestre Jean Piaget à sala de aula, ou seja, através do construcionismo de Papert, as propostas construtivistas de Piaget ganharam concretude no dia a dia das crianças, com a criação da tartaruga, manipulada pelas crianças através da linguagem Logo, por ele idealizada no MIT – Massachusetts Institute of Technology.

 

Na Roblocks, podemos ver crianças, jovens e a terceira idade trabalhando o pensamento computacional em salas de aula, de forma a trazer para o mundo concreto, as fantasias e os projetos por elas idealizadas, na forma de brinquedos, robôs ou mesmo dispositivos de automação residencial.  Trabalhamos ainda lógica matemática, física, programação, entre outras habilidades quando utilizamos Robótica Educacional.  Tudo de forma muito lúdica, desafiadora e motivadora para qualquer aluno. Estamos ainda trabalhando um dos 8 pilares da Competência Digital, o Pensamento Crítico, a Criação de Conteúdo e principalmente o Pensamento Computacional. Estas competências fazem parte do projeto DQ Project (projeto apoiado pelo Fórum Econômico Mundial), que apontou o que devemos ensinar às nossas crianças para que elas possam se beneficiar sadiamente do mundo digital.

 

Mas qual a diferença entre esse modelo de Robótica Educacional e a Robótica Livre da Roblocks? A liberdade se apresenta na forma de licenciamento dos produtos e nas possibilidades criativas. Enquanto na Robótica tradicional estamos sujeitos aos pagamentos de licenciamento por uso de marcas e aos kits fechados e pré-concebidos limitados a determinadas construções, na Roblocks utilizamos recursos livres de licenciamento, plataformas digitais praticamente ilimitadas em possibilidades de criação e muito mais baratas e versáteis. Mesmo o uso de sucatas é incentivado, o reaproveitamento de materiais e recursos. A imaginação torna-se o limite para quem faz uso da Robótica Educacional Livre.

 

Mas o que é Robótica Inclusiva Livre?  Bem, este é um conceito que estamos introduzindo de forma inédita na Roblocks.  Aqui aproveitamos a plasticidade cerebral, uma descoberta recente da ciência, visando o trabalho terapêutico para crianças, jovens e adultos. Na Roblocks, através da Robótica Inclusiva, pacientes com dislexia, dispraxia, autismo, rebaixamento intelectual, entre outras síndromes que afetam o aprendizado, têm na Robótica Inclusiva uma ferramenta de apoio para se beneficiarem da plasticidade cerebral, que consiste na capacidade que nosso cérebro tem de desenvolver novas ligações neurais, novas sinapses, melhorando seu desempenho.  Os praticantes trabalham a coordenação motora fina através da prototipagem eletrônica, coordenação motora grossa nas construções de robôs, lateralidade, entre outras possibilidades, tudo acompanhado por Neuropsicopedagogo. A Robótica Inclusiva Livre é feita pensando individualmente em cada participante, de acordo com o seu tempo, suas possibilidades.  De que outra forma tais crianças, jovens e mesmo adultos teriam a possibilidade de aproveitar os benefícios da Robótica sem esta abordagem? Por isso dizemos que na Roblocks, TODOS PODEM! E isso tudo sem necessidade de conhecer programação ou eletrônica.

 

Sobre o idealizador da Roblocks

Wilson Bueno, 52 anos, é Neuropsicopedagogo, Analista de Sistemas, Técnico Eletrônico com especialização em robótica realizada na Holanda e Palestrante sobre o uso da tecnologia aplicada ao tratamento da dislexia, TDAH, discalculia e outros distúrbios que afetam o aprendizado. Criador do conceito Robótica Inclusiva Livre que privilegia o uso da robótica livre como ferramenta de apoio para o acompanhamento de pacientes com distúrbios de aprendizagem e ainda para treinamento profissionalizante deste público. Também trabalha com Robótica Educacional Livre destinada aos alunos do cursos regulares.

 

Serviço:

Roblocks – Robótica Educacional Livre e Robótica Inclusiva Livre
Rua Domingos Nardini, 202, Vila Pavan – Americana – SP (Próximo à Prefeitura)
Telefone: (19)9 9110-1310 ou (19)3465-2524

Email: contato@roblocks.com.br OU contate.wilson@gmail.com

Comentários