28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Ordem do Dia da 21ª reunião ordinária de 2018 traz três projetos na pauta de votação

Compartilhe essa notícia!

Os vereadores barbarenses devem apreciar um projeto de lei complementar e dois projetos de lei, além de 11 moções, durante a 21ª Reunião Ordinária do ano, que será realizada amanhã (05 de junho), a partir das 14h, no Plenário Dr. Tancredo Neves.

Inicialmente, os parlamentares devem discutir e votar o Projeto de Lei Complementar nº 07/2018, de autoria da vereadora Germina Dottori (PV), que altera o artigo 41 do Código Tributário Municipal (Lei Complementar n° 54/2009) acrescentando o inciso IV, modifica o parágrafo único e acrescenta os parágrafos 1º e 2º.

A alteração garante que as operações denominadas de industrialização por encomenda, ou seja, aquelas operações ou prestações de serviço destinadas à integração ou utilização direta em processo subsequente de industrialização ou de circulação de mercadoria, sobre as quais já deve incidir o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), não sofram cobrança de ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza).

Na exposição de motivos da proposta, de maneira didática, Germina explica que o ISSQN não incidirá quando a empresa tomadora terceiriza parte de sua linha de produção na manufatura de produtos industrializados ou na encomenda de insumos que comporão o produto final, que, por sua vez, lhe retornarão e que, em etapa subsequente, serão destinados à circulação, incidindo, portanto, o ICMS. A intenção é resguardar segurança jurídica às empresas instaladas no município a fim de impedir a bitributação. A parlamentar afirma que a não incidência de ISSQN nessas operações já é entendimento consolidado no Supremo Tribunal Federal.

Na sequência, devem ser apreciados dois projetos de autoria do Poder Executivo. O Projeto de Lei nº 45/2018 altera o artigo 9º da Lei Municipal nº 3.859/2016, responsável pela reestruturação do Conselho Municipal de Política Cultural e Fundo Pró-Cultura. Oobjetivo é aumentar as receitas que constituem o fundo, possibilitando a realização de transferências e repasses oriundos do Governo do Estado de São Paulo e do Governo Federal, bem como transferências e outras receitas por outros fundos, públicos ou privados. O Projeto de Lei nº 46/2018 autoriza a Prefeitura a celebrar convênio com o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, objetivando o recebimento de R$ 250 mil em verbas provenientes do Credenciamento do Programa de Ação Cultural “ProAc – Municípios” para a qual será aportada a contrapartida do município de R$ 50 mil.

A sessão camarária será transmitida, ao vivo, pela rádio Santa Bárbara FM (95,9MHz), pelo site (www.camarasantabarbara.sp.gov.br) e pela página da Câmara barbarense no Facebook (www.facebook.com/camaradesbo).

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!