18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Operação Silêncio: seis novos decibelímetros são adquiridos

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), adquiriu seis novos decibelímetros para utilização da Guarda Civil Municipal. Os equipamentos já foram entregues e começam a ser utilizados pelos guardas na rotina de patrulhamentos como instrumentos da “Operação Silêncio”, medida adotada pela Administração Municipal no início de 2013 com o objetivo de coibir a poluição sonora causada por veículos que circulam com som excessivo, atendendo às reclamações da população atingida pelo incômodo.

 

Decíbelimetro 02 - imprensaOs seis novos decibelímetros foram adquiridos em um investimento de R$ 5.040,00 recursos provenientes do sistema emergencial de Zona Azul. De acordo com o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Romulo Gobbi, Santa Bárbara d’Oeste passa a ser a cidade da região que mais conta com este tipo de aparelho para a fiscalização de ruídos. “Esses seis novos aparelhos se juntam aos outros dois já existentes e ficam disponíveis em praticamente todas as viaturas em patrulhamento nas ruas”, disse. “A fiscalização em nosso município fica ainda mais intensa, com o objetivo de evitar infrações relacionadas ao abuso de ruídos em veículos. Trata-se de mais um passo importante, já que notamos uma redução no número de infratores, multas, e consequentemente desta prática em nossa cidade”, completou.

 

A Operação Silêncio registrou desde o seu início 1.235 multas aos infratores que extrapolaram o limite tolerado de 80 decibéis em emissão de ruídos em veículos. A multa é considerada grave e está fixada em R$ 127,69, com o condutor perdendo cinco pontos na CNH. Além das penalidades administrativas o infrator também poderá responder na esfera penal, situação que exige a presença de vítimas.

 

Foto: Marcel Carloni

 

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!