Oji Papéis Especiais patrocina 12 projetos sociais em 2016


Empresa continua investindo na valorização cultural, ambiental e social de Piracicaba

A OJI PAPÉIS ESPECIAIS continua investindo no desenvolvimento e no crescimento das pessoas em Piracicaba. Somente neste ano serão 12 projetos, que têm como princípios a proteção ao meio ambiente, a promoção da cultura, a geração de trabalho e renda e o incentivo ao esporte. Ao todo serão investidos cerca de R$600 mil, entre projetos próprios e patrocínio a ações sociais via leis de incentivo fiscal, alcançando cerca de 25 mil pessoas.

De acordo com o gerente de Relações Institucionais da OJI PAPÉIS ESPECIAIS, Neto Mello, os apoios fazem parte de um dos valores da empresa, a sustentabilidade. “Além desses 12 projetos, fazemos inúmeras ações e patrocínios a iniciativas que vão ao encontro da comunidade, como a Festa das Nações, a Feira de Sustentabilidade, o Arrastão Ecológico, entre outros. São ações que proporcionam o desenvolvimento e o crescimento às pessoas”, diz Mello.

No setor de cultura, a empresa patrocinará os projetos: “Jovens Músicos”, que consiste na  formação musical para mais de 300 jovens e crianças em vulnerabilidade social; “Caminhando Juntos III”, da ONG Avistar, que tem por objetivo a inclusão social de pessoas com deficiência visual; “Arte & Conceito”, que através da arte e da cultura pretende fomentar a discussão sobre temas atuais por meio de peças teatrais; e o projeto “Orquestra Arte do Bem”, que, desde 2010, faz a mescla entre a Música Erudita e grandes referências do Rock Nacional, popularizando o estilo e contribuindo com as crianças do Boldrini, já que toda a renda dos shows é revertida para o hospital.

Na área de meio ambiente são duas vertentes. A primeira é projeto “Plantando e Aprendendo” que, em parceria com a Casa do Bom Menino, busca, através de uma abordagem pedagógica e socioambiental, estimular o cuidado e o respeito com a natureza. A segunda é a “A Turma da Floresta”, inspirado na revista infantil OJI e Você, da OJI PAPÉIS ESPECIAIS, o projeto consiste em transformar a publicação em um box com onze edições da revista e, ainda, em peças de teatro para ser apresentadas em escolas da rede pública e promover a conscientização ambiental.

Amparado na premissa da geração de trabalho e renda, a OJI realiza pelo terceiro ano consecutivo o apoio ao Quick Massage, da ONG Avistar. No projeto, a OJI contrata mensalmente o trabalho oferecido pelos atendidos na instituição que realizam sessões de massagens para os profissionais da empresa.

Pensando no segmento esportivo, são patrocinados os projetos “AME – Arte, Música e Esporte para inclusão do Down”, do Espaço Pipa, que visa desenvolver as habilidades físico-motoras de crianças e jovens com Síndrome de Down;  “Sementes do Amanhã”, que busca, através do futebol, contribuir para o desenvolvimento e a educação, incentivando a integração e capacitação dos alunos; e o Passe de Mágica, que objetiva promover o desenvolvimento humano através do basquete, ensinando e disseminando quatro valores principais: aprender a ser, convier, fazer e conhecer

Há também os programas permanentes voltados à comunidade desenvolvidos dentro da empresa, como o “VOCÊ NA OJI”, que ao longo do ano deve realizar ao menos cinco encontros com temas de interesse para a sociedade, e o NEA (Núcleo de Educação Ambiental), que deve receber até 350 crianças da rede pública de ensino de Piracicaba até o fim do ano, para aprenderem sobre Cidadania e Sustentabilidade. A novidade é que, neste ano, a OJI também vai capacitar cerca de 50 professores da rede pública com o mesmo conteúdo que será apresentado às crianças, ampliando o alcance das informações.

 

OJI PAPÉIS ESPECIAIS – Com capacidade produtiva de 120 mil toneladas de papel por ano, é líder nacional do setor de Papéis Especiais, (Térmicos e Autocopiativos) e pioneira na fabricação de Papel Revestido on machine. O Grupo OJI Holdings Corporation, fundado em 1873 no Japão, atualmente conta com mais de 26 mil profissionais e atua em quatro continentes com mais de 300 subsidiárias e unidades fabris. Em setembro de 2011 o grupo japonês assumiu o controle da fábrica de papéis especiais de Piracicaba, iniciando suas operações no setor de papel no Brasil. A OJI PAPÉIS ESPECIAIS tem como princípios a proteção ao Meio Ambiente, a promoção da Cultura, a Geração de Trabalho e Renda e o incentivo ao Esporte.