Oficina Itinerante orienta e ensina como cuidar do lixo de casa

Aprender a descartar o lixo doméstico corretamente e ainda transformar os resíduos orgânicos em adubo é uma alternativa sustentável e responsável. Com o objetivo de ensinar as pessoas a cuidar do lixo que produzem em casa e diminuir o descarte irregular por falta de conhecimento, a Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste promove a 1ª “Oficina Itinerante sobre Destinação de Resíduos Sólidos gerados pelos barbarenses”. As primeiras oficinas serão oferecidas neste final de semana, no sábado (18), no Parque dos Ipês e, no domingo (19), no Parque dos Jacarandás, ambos às 8 horas.

 

De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente, o barbarense gera cerca de 900 gramas de resíduos por dia. Uma família de quatro pessoas gera aproximadamente 108 quilos de lixo por mês. Deste total, 41% orgânico, 38% é reciclável e 21% de rejeitos. A última análise realizada indicou que quase 40% do lixo que chega no Aterro Sanitário Municipal poderia ser reciclado.

 

“Ensinar como fazer melhor e mais adequadamente a separação de materiais pode impactar diretamente na quantidade de resíduos que chega no Aterro, aumentando sua vida útil, diminuindo custos de manutenção e operação e reduzindo o impacto que a população gera para o meio ambiente”, disse Cleber Canteiro, secretário de Meio Ambiente.

 

A ideia dos encontros surgiu devido à grande procura dos cidadãos com dúvidas de como realizar o descarte dos mais variados resíduos.  Durante a Oficina Itinerante, os participantes terão, como primeira etapa, orientações e informações sobre dias e horários da coleta seletiva, funcionamento dos Ecopontos, onde e como descartar pilhas e baterias, pneus, óleo de cozinha e outros resíduos sólidos.

 

Já na segunda parte da Oficina, poderão aprender como montar e manter uma composteira doméstica em baldes. Por meio da compostagem, restos de alimentos são transformados em adubo e podem ser utilizados em plantas, hortas e árvores.

 

Com a iniciativa, a expectativa da Prefeitura é que as informações sejam repassadas à família, parentes, vizinhos e amigos, multiplicando o conhecimento. Além disso, espera-se a mudança de hábitos contribuindo para a diminuição de volumes de resíduos gerados.

 

A próxima oficina programada após o final de semana acontece no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no Planalto do Sol II, no dia 22 de março às 18 horas. Para participar basta comparecer, é gratuito.

Comentários