29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Oficina de empreendedorismo será ministrada para internos da Fundação Casa

Compartilhe essa notícia!

Ação socioambiental gratuita vai lembrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, em Piracicaba

 

O Dia Internacional dos Direitos Humanos – 10 de dezembro – será celebrado pela startup novaodessense Maestrello com uma oficina de Empreendedorismo Socioambiental aos adolescentes da Fundação Casa, de Piracicaba (SP). Os 50 internos do centro de atendimento socioeducativo vão participar da atividade nesta sexta-feira (11), das 14h às 17h, gratuitamente.

A oficina foi preparada com base no Curso de Empreendedorismo Socioambiental, de 40 horas, desenvolvido pela empresa em conjunto com o Instituto de Educação e Meio Ambiente. Sua primeira edição foi executada na Paróquia do Jardim São Jorge, em Nova Odessa (SP), graças ao patrocínio do Grupo Michibel.

O projeto foi encarado pelos alunos – adolescentes de 13 a 17 anos – como grande oportunidade de sucesso profissional, com responsabilidade pelo meio ambiente. “Nosso curso objetiva que os participantes apresentem soluções empreendedoras, após analisarem a crise hídrica em suas comunidades, o que pode garantir a eles: geração de renda, conservação da água e a sensibilização ambiental dos seus clientes. A metodologia é exclusiva da consultoria e complementada pela técnica Design Thinking, que permite estimular a criatividade dos estudantes, fazendo-os pensar em projetos inovadores e sustentáveis”, informa a educadora e diretora executiva da empresa social, Ana Lúcia Maestrello.

“Ministrar uma oficina desse curso para os internos da Fundação Casa é uma ação socioeducativa alinhada à proposta do Dia Internacional dos Direitos Humanos, em que colaboramos com as obrigações do Estado para a garantia dos direitos civis, educacionais, políticos, sociais e ambientais”, afirma Ana.

Compromisso social

Fundada em 2008, a Maestrello é uma empresa social que objetiva disseminar o conhecimento para atender o interesse público, utilizando-se da Linguística como pilar fundamental para sustentar sua causa. A consultoria educacional também trabalha por uma natureza mais equilibrada e sociedades sustentáveis, graças à sua força comunicativa.

Segundo a coordenação pedagógica da Casa Rio Piracicaba, seus internos já têm aulas de empreendedorismo do Senac, mas o tema socioambiental agregado pela consultoria fortalecerá ainda mais o ensino deles. A oficina ser ministrada no Dia Internacional dos Direitos Humanos também permitirá uma reflexão sobre o compromisso social da fundação, em que, por meio dessa ação educativa, promoverá o respeito aos direitos fundamentais do cidadão.

A data foi instituída em 1950, dois anos após a ONU adotar a Declaração Universal dos Direitos Humanos como marco regulador das relações entre governos e pessoas. Com esse ato, mais do que celebrar, a organização visava destacar o longo caminho a ser percorrido na efetivação das normas do documento.

“Nos trinta artigos da declaração estão descritos os direitos básicos que garantem uma vida digna para todos os habitantes do mundo: liberdade, educação, saúde, cultura, informação, alimentação e moradia adequadas, respeito, não-discriminação, entre outros”, destaca a procuradora federal dos direitos do cidadão, Gilda Carvalho, em artigo publicado no site do Ministério Público Federal.

 

 

 

Assessoria de imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!