Observatório de Piracicaba ficará aberto para observação da Lua Azul

O OAPES (Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum) ficará aberto nesta quarta-feira (31) a partir das 19h30 para observação da chamada Lua Azul, que caracteriza a ocorrência de uma segunda Lua Cheia dentro do mesmo mês.

A Lua Azul ocorre normalmente a cada dois anos e oito meses mas, este ano, o fenômeno irá se repetir em 31 de março, o que é raro. A última vez que isso aconteceu foi em 1980 e a próxima irá se repetir apenas em 2037.

De acordo com o astrônomo Nelson Travnik, responsável pelo observatório, o fenômeno não tem importância científica e trata-se apenas de uma coincidência de calendário. “Como há meses de 30, 31 dias e a chamada lunação é um período de 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 2,8 segundos, é possível que ocorram duas luas cheias no mesmo mês desde que a primeira seja no dia 1º”, explicou.

OBSERVATÓRIO – A observação da Lua Cheia, independente de ocasiões especiais, sempre atrai grande número de pessoas, principalmente de crianças. “Existe uma grande curiosidade inerente em algumas pessoas menos esclarecidas em achar que irão observar uma Lua realmente azul. Contudo elas não ficarão frustradas porque filtros azuis colocados nos telescópios irão mostrar ela realmente azul e, como sempre, nessas ocasiões de Lua Cheia, tudo acontece num clima de bastante descontração ao som de imortais melodias exaltando a beleza do luar”, disse Travnik.

SERVIÇO – A visitação ao Observatório é gratuita e não é necessário agendamento. Há amplo estacionamento. Em caso de chuva e tempo nublado nesta quarta-feira, a observação da Lua Azul ficará para o dia 31 de março.

Com ampla sinalização, o OAPES está situado no km 3 da rodovia Fausto Santomauro (SP-127), que liga Piracicaba a Rio Claro. Há amplo estacionamento.

 

Comentários