Observatório de Americana completa 32 anos nesta sexta-feira

O Observatório Municipal de Americana completa 32 anos nesta sexta-feira (04) e, para comemorar a data, a Secretaria de Cultura e Turismo adquiriu um novo telescópio refletor, um aparelho CGXL 355mm de 14 polegadas. Segundo o astrônomo Carlos Henrique Amaral de Andrade, o equipamento permite a observação noturna de planetas e estrelas e ficará disponível no observatório. A compra do equipamento foi concretizada graças à parceria com a empresa Santo André Empreendimentos, que também colaborou no custeio da reforma do observatório.

 

Inaugurado em 04 de agosto de 1985 na gestão do prefeito Carrol Meneghel, o Observatório de Americana foi o segundo, em sua modalidade, a ser construído no País, e o primeiro instalado dentro de um parque ecológico. O secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani, destacou que, em 32 anos de existência, esta é a primeira vez que o observatório tem um equipamento deste tipo próprio. “Sempre foi utilizado telescópio emprestado por profissionais que ensinavam no observatório ou que tinham o interesse em contribuir”, afirmou.

 

O OMA abrirá nesta sexta-feira das 19h às 22h. Na programação estão observações da Lua, estrelas duplas, aglomerados estelares, dos planetas Júpiter e Saturno, além de um bate-papo sobre questões astronômicas. Se o tempo estiver ruim, com condições climáticas desfavoráveis, a programação terá que ser adiada. O observatório fica dentro do Parque Ecológico de Americana, na Rua Itacolomi, 1113, no Jardim Ipiranga.

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Posted Under