Obras da ampliação da Estação Elevatória de Esgoto entram na segunda fase de operação

Deu início nesta semana pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d´Oeste, a segunda fase da ampliação da EEE (Estação Elevatória de Esgoto) localizada no Jardim Conceição.

 

A obra se encontra na fase de perfuração do solo para instalação dos perfis metálicos de escoramento na área em que será realizada a construção do gradeamento. Essa perfuração é necessária para dar sustentação e fazer o escoramento do solo para posterior construção onde serão instalados dois conjuntos de gradeamento mecanizados com eixo vertical, evitando desgastes nos conjuntos motobombas.

 

Essas grades impedem que o descarte irregular de materiais que chegam através da tubulação de esgoto seja enviado para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Toledos I.

 

O DAE faz constantes manutenções e inspeções preventivas em poços de visita e, por vezes, encontra materiais impróprios para a tubulação, prejudicando todo o sistema de tratamento de esgoto. Absorventes, escovas e até mesmo materiais de construção como tijolos e azulejos já foram encontrados durante as vistorias. Essa é uma das razões pela qual o esgoto pode retornar às casas, colocando em risco a saúde.

 

Rafael Piovezan, Diretor-superintendente do DAE, fala sobre a obra: “a reforma da EEE do Jardim Conceição vai auxiliar a eficiência do tratamento da ETE Toledos, pelo fato de serem retirados, através do gradeamento e da caixa de areia, materiais que costumam prejudicar a operação dos equipamentos na Estação. Recentemente, nós já ampliamos a capacidade da ETE Toledos e a obra da Elevatória vai completar o sistema”.

 

A ampliação da Elevatória, que foi iniciada em meados do ano passado, conta com investimento de R$ 3.243.878,20 em recursos do governo do estado e contrapartida da autarquia. O objetivo é garantir a eficiência no atendimento às futuras demandas devido ao aumento populacional, industrial e comercial da cidade e redução de custos com energia elétrica, uma vez que, o bombeamento será acionado por painéis com inversores de frequência.

 

DAE/SBO

Comentários