RMC Saúde

Obra na UBS São Vito atinge 80% do cronograma

A Secretaria de Saúde informa que nas próximas semanas a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro São Vito terá as obras de reforma concluídas, o que irá possibilitar a retomada dos atendimentos naquele local. Atualmente, os usuários precisam se deslocar até a unidade do bairro Cariobinha, um percurso de aproximadamente nove quarteirões, já que a UBS São Vito precisou paralisar os atendimentos no início do mês de maio para que fosse possível uma avaliação detalhada sobre alguns problemas estruturais apresentados.

Após análise, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos iniciou os trabalhos de reforma e manutenção, não havendo a necessidade de demolição por conta das rachaduras e infiltrações presentes no imóvel. Com isso, foi possível realizar reparos em todas as trincas de dilatação e nos sanitários, os quais apresentavam vazamentos, além de reparos no telhado, substituição de calhas e rufos e pintura interna e externa. Para fazer essas intervenções o prédio precisou ser totalmente esvaziado, razão pela qual a população passou a ter a UBS do bairro Cariobinha como referência.

De acordo com o setor de manutenção da Secretaria de Saúde, cerca de 80% do cronograma da reforma já foram cumpridos, agora resta apenas instalar aproximadamente 50 metros de alambrado e a substituição de algumas telhas, pois os trabalhos de maior volume já foram concluídos.

Americana terá duas UBSs construídas com verba estadual

Por meio do Programa “Saúde em Ação”, da Secretaria Estadual da Saúde, o município de Americana será contemplado com a construção de duas novas UBSs (Unidade Básica de Saúde). Uma será em substituição à do bairro São Vito, que será construída ao lado do prédio atual, à Rua Vicente Caravieri. A outra será em substituição a do bairro São Luiz, que atualmente atende os usuários em prédio alugado. O local de instalação da nova unidade que irá atender a população daquela região será na Rua Romildo Bosqueiro, esquina com Rua da Virtude, no Jardim Esperança.

A previsão de entrega, segundo a Secretaria Estadual da Saúde, é para o início do segundo semestre de 2019. Ambas as unidades serão entregues com mobiliários e equipamentos necessários ao desenvolvimento de todas as ações referentes à assistência básica em saúde. “Os novos prédios, quando ficarem prontos, trarão modernidade e conforto para os pacientes, mas também aos profissionais que trabalharem nestes locais. Temos feito os investimentos na medida em que há chegada de recursos e na Saúde, isso representa a melhoria gradual da estrutura da nossa cidade”, disse o prefeito de Americana, Omar Najar.

As novas unidades terão 409 m² de construção cada, elas contarão com três consultórios indiferenciados, um consultório odontológico, sala de vacina, sala de curativos, farmácia, sala de procedimentos, sala para coleta de exames, sala de atividades coletivas, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, banheiros para funcionários, sala administrativa, salas de expurgo e esterilização, copa, almoxarifado e DML (depósito de Material de Limpeza). Elas terão ainda abrigo de resíduos comuns e de saúde e também abrigo de gases medicinais.

A liberação de duas unidades de saúde para Americana foi firmada por meio de convênio intermediado pelo estadual Chico Sardelli junto ao governador Márcio França. “Desde 2015 tenho trabalhado junto ao governo pelo repasse de recursos para nossa região no programa Saúde em Ação. Algumas unidades já foram implantadas e agora teremos novas construções para melhor atender a população”, destacou Sardelli.

Essas novas unidades fazem parte do mesmo processo que resultou na construção do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Arte e Vida, no Jardim Dona Rosa e que passou a atender os pacientes na segunda-feira, dia 11 de maio.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br