Santa Bárbara d´Oeste

Obra de troca da rede de água do Centro entra na reta final


O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste iniciou a interligação da nova adutora de água tratada, que será responsável pelo abastecimento da região central da cidade, no reservatório da Estação de Tratamento de Àgua – ETA II -, localizada na Vila Aparecida. Com a medida, a obra de troca de redes e adutoras do Centro entra na sua fase final, onde cerca de 80% dos 24.000 metros de novas tubulações já foram instaladas e estão prontas para substituírem os tubos antigos de ferro existentes há mais de 40 anos.

 

A obra tem investimento de R$ 2.746.677,74 através de repasse da Cobrança Federal pelo uso dos recursos hídricos. Os novos tubos são de material de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), com especificações que atendem as normas técnicas e que garantem a durabilidade do material e a qualidade da água. Já os antigos tubos de ferro comprometem a potabilidade da água tratada por estarem tomados por ferrugens devido à ação do tempo, além de tornar frágil sua estrutura, se rompendo com facilidade e causando transtornos com vazamentos.

 

“Com o início do ano, retomamos a obra de troca de rede no Centro. Além de finalizá-la (a obra) o quanto antes, agora vamos executar serviços que permitam a utilização das redes já instaladas, uma vez que essas novas tubulações não apresentam vazamentos e que fornecem água com melhor qualidade aos barbarenses”, comentou o vice-prefeito e diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan, que esteve acompanhando os trabalhos na ETA II na manhã desta sexta-feira (13).

 

A adutora que passará a abastecer a região central foi instalada no percurso que compreende a Avenida Tirandentes, Rua XV de Novembro, Rua Treze de Maio e Rua José Benedito Teixeira, onde acontece a interligação no reservatório da ETA II. Essa nova adutora eliminará de vez a antiga e polêmica adutora de material de amianto da Rua Riachuelo, que, constantemente, causa transtornos a essa região com problemas de falta d’água devido às intervenções com os vazamentos.

 

A região do Centro que comporta a antiga tubulação, e que será beneficiada pela obra, compreende o quadrilátero formado pelas Ruas Duque de Caxias, João Lino, Avenida Corifeu de Azevedo Marques e Avenida Tiradentes.

 

 

DAE/SBO

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br