Saúde

O segredo para recuperações mais rápidas

O QUE ACONTECE COM A SUA FORÇA APÓS UMA CIRURGIA OU DOENÇA? E COMO VOCÊ PODE ACELERAR O PROCESSO DE RECUPERAÇÃO?

A recuperação depois de uma internação pode parecer mais prolongada quando ficamos mais velhos. A boa notícia é que novas pesquisas mostram como podemos nos recuperar melhor e mais rápido.

Aqui estão respostas embasadas na ciência para quatro perguntas muito comuns a quem está acamado. Seguir as dicas poderá ajudar em uma melhor e mais rápida recuperação.

 

1. Por que MAnter-se bem hidratado é fundamental para a recuperação?

A água ajuda a manter o sangue fluindo, transporta nutrientes e oxigênio para as células e protege as articulações. Conforme o corpo se recupera de uma doença ou lesão, ele envia água e nutrientes para o local. Se você não está repondo estes fluidos, o processo de cura e reparação de células demora mais tempo, dificultando assim a recuperação.

Além de beber água para se manter hidratado, escolhas alimentares podem ser responsáveis por aproximadamente 20% de sua ingestão diária de líquidos1. “Alimentos como melão, tomate e morango, por exemplo, são naturalmente ricos em água e eletrólitos, essenciais para a função das células e tecidos do nosso corpo durante a recuperação”, conta Patricia Ruffo, nutricionista e Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil.

 

2. O que devo comer se estou tentando me recuperar?

De acordo com uma pesquisa apoiada pela Abbott2, três quartos das pessoas com mais de 65 anos que estavam se recuperando de um evento de saúde não receberam qualquer apoio nutricional enquanto estavam no hospital ou após a alta.

“Se você investir em uma boa nutrição agora, você pode dar ao seu corpo uma reserva nutricional para um possível revés de saúde, ajudando-o ao mesmo tempo a manter e reconstruir a massa muscular. A recomendação é nutrir seu corpo de forma consistente, comendo frutas e legumes, cereais integrais e carnes magras”, explica Patricia Ruffo.

Certifique-se que você está consumindo:

 

·         Vitamina C: este nutriente ajuda a reparar tendões, ligamentos e na recuperação pós-cirúrgica. Busque ingerir morango, kiwi, acerola, abacaxi, laranja, tomate, brócolis e couve-flor.

·         Vitamina D e cálcio: consumir alimentos lácteos com baixo teor de gordura ajudará na reparação e fortalecimento de ossos danificados.

·         Fibras: se você administrar medicação para dor após um procedimento, compense os efeitos colaterais estressantes, como a constipação, com fibras encontradas em alimentos como verduras, grãos integrais, frutas e aveia.

·         Proteína: parte de todos os tecidos em seu corpo, a proteína desempenha um papel importante na construção, reparação e manutenção muscular, além do transporte de nutrientes.

 

3. Como posso obter a minha força e energia de volta?

Os músculos são uma fonte crucial de força e energia durante a recuperação. Quando estamos doentes ou hospitalizados, o corpo pode não receber nutrientes suficientes dos quais necessita para se recuperar, o que faz com que ocorra a degradação do tecido muscular. Este tipo de perda muscular  está associado com a recuperação tardia da doença e qualidade de vida mais comprometida. Adicionalmente, até 50% dos adultos mais velhos têm uma forma avançada de perda muscular, o que pode afetar a saúde e recuperação global3.

Felizmente, há algo que pode ajudar: o HMB (que significa beta-hidroxi-beta-metilbutirato). Ele promove o crescimento e função muscular e é por isso que incorporar mais HMB na sua alimentação pode ajudar a reduzir a perda muscular e recuperar a força mais rápido.

O HMB é um derivado de um aminoácido, produzido naturalmente pelo corpo e também pode ser encontrado em pequenas quantidades em alimentos como abacate, frutas cítricas e couve-flor. No entanto, o corpo precisa de 3 gramas todos os dias, o que seria equivalente a 1.500 abacates. É nesta hora que os suplementos nutricionais orais são necessários para  ajudar a manter e reconstruir a massa muscular.

 

4. E os exercícios?

O último passo para se recuperar? Exatamente isso! As atividades leves, como treinamento de resistência, caminhadas diárias, alongamento ou ioga podem ser extremamente benéficas, especialmente depois de um procedimento ou doença.

Cuidar do corpo durante todo o ano significa manter a independência em qualquer idade, mesmo enquanto se recupera de uma doença, lesão ou cirurgia. Lembre-se, nunca é tarde demais para viver melhor e de forma mais saudável.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br