28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

O que ajuda a regular o ciclo menstrual?

Compartilhe essa notícia!

A menstruação irregular faz parte da vida de muitas mulheres. O incômodo além de alterar as taxas hormonais faz com que a mulher não tenha nenhum tipo de controle sobre o dia da ovulação e sinta ainda mais os sintomas provocados pela TPM. As causas para o atraso contínuo do ciclo são multifatoriais e merece atenção clínica. O ideal é consultar o ginecologista para a realização de exames.

 

As mulheres que desejam regular o ciclo podem procurar tratamento e também realizar mudanças nos hábitos alimentares. Existem nutrientes essenciais para saúde hormonal feminina e que podem ajudar em casos de menstruação irregular.

 

Frutas vermelhas como a framboesa, morango e com pigmento amarelado, como a cenoura e abóbora atuam nas funções da enzima aromatase CYP, que contribuem para a formação do estrogênio, hormônio predominante para o sexo feminino.

 

A vitamina C não pode ficar de fora. É antioxidante e necessária para a produção dos hormônios, atua no combate ao estresse e ameniza até mesmo os sintomas da TPM. Zinco e fontes oleaginosas devem ser inclusas no cardápio, como a amêndoa, óleo de peixe, abacate, noz, salmão, sardinha, entre outros.

 

A mulher que possui a menstruação irregular deve evitar ao máximo o consumo de alimentos ricos em farinha refinada, encontrado os hidratos de carbonos. Arroz branco, pão, massas e bolos em geral, ajudam na produção dos hormônios masculinos, interferem no ciclo menstrual e na produção dos hormônios femininos. Resultado: menstruação atrasada e sintomas intensos da TPM, assim como o surgimento da acne no período.

 

É possível tratar a menstruação irregular?

 

O atraso do ciclo pode ser além de um incômodo, mas um alerta para saúde da mulher. Para o portal Trocando Fraldas, especializado em saúde feminina, o ideal em casos de menstruação irregular é buscar auxílio do médico ginecologista. Alguns exames hormonais atuam na investigação desses casos, como: estrogênio, progesterona, prolactina, testorterona, LH, FSH,  T3 e T4. Acompanhado do exame de sangue e ultrassonografia o médico poderá avaliar com precisão o que está causando o atraso menstrual.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!