O melhor projeto do mundo: Escola de S.Bárbara recebe Prêmio Inovação

Emoção, reconhecimento e inspiração foram os sentimentos durante a entrega simbólica do Prêmio Inovação para a Emefei (Escola Municipal do Ensino Fundamental e Educação Infantil) “Profª Maria Augusta C. Camargo Bilia”, do Parque Planalto nesta segunda-feira (17).  A escola foi reconhecida pela Fundação Antenna, órgão internacional da Suíça, pelo projeto “Escola de Plantas Medicinais”, considerado o melhor do mundo.  A escola irá receber US$ 3 mil para investir na continuidade e ampliação do projeto.

Entre apresentações das crianças, depoimentos dos pais e de vários envolvidos no projeto premiado, a responsável pelas novas tecnologias da Fundação Antenna, Mariana Veauvy, emocionou-se. “Estamos presentes em 30 países e é o primeiro projeto concreto do Brasil que é reconhecido mundialmente. É uma abertura para o país como a melhor ideia a ser reproduzida no mundo. Moro na Suíça, mas sou brasileira e fiquei muito feliz em presenciar esse projeto lindo que envolve a participação dos alunos, o engajamento dos professores e de toda a comunidade de Santa Bárbara”, disse.

“Estamos orgulhosos de ter recebido essa premiação em uma escola pública que tem feito toda a diferença. As crianças estão inseridas no projeto, levando o conhecimento para os pais e envolvendo toda a comunidade escolar. A Administração do prefeito Denis Andia investe em sonhos e Santa Bárbara sai na frente com este trabalho realizado por todos da escola”, comentou a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

Por meio do projeto, o Horto de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares “Drª Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães” tornou-se realidade. No espaço, inaugurado em dezembro de 2016, mais de 360 crianças, entre 3 e 10 anos, cuidam das plantas, conhecem os benefícios nutricionais e medicinais de cada uma delas e aprendem receitas, ensinando tudo para os pais.

Com a premiação de US$ 3 mil, o projeto será ampliado com um miniviveiro com estufa, sistema de compostagem e sistema de coleta de água de chuva para utilizar na germinação e produção de mudas, irrigação das plantas e limpeza da escola.

A Fundação Antenna apoia pesquisas científicas de soluções tecnológicas, de saúde e econômicas, com o objetivo de promover trabalhos científicos, médicos e econômicos que proporcionem qualidade de vida ao cidadão.

 

Assessoria de imprensa

Comentários