O cirurgião plástico Dr. José Neder Netto detalha a importância da otoplastia

A otoplastia está indicada em casos de má formação das orelhas sendo a mais conhecida a “orelha de abano” que causa incômodo e constrangimento (bullying) ou trata orelhas deformadas causadas por lesões.
Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam, pode-se considerar a cirurgia plástica. Nesse procedimento o cirurgião plástico corrige o defeito existente.

A cirurgia pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas tendo uma melhora estética.

Essa correção da deformidade trás uma melhora psicológica do paciente melhorando assim sua vida social e seus complexos.

 

O tratamento envolve: 

 

– Orelhas muito grandes – uma condição rara chamada macrotia

– Orelhas salientes que ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus (orelhas em abano).

 

Após os 7 anos de idade é a época ideal para o tratamento das deformidades da orelha, pois nesse período a orelha já está com sua formação completa.

É uma das cirurgias mais realizadas em crianças.

 

É considerada uma cirurgia de porte médio, o procedimento deverá ser realizado em ambiente cirúrgico e a alta costuma ser no mesmo dia.

 

A decisão de se submeter à otoplastia é pessoal e é o paciente quem deve decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis. O cirurgião plástico e/ou assistentes explicarão, em detalhes, os riscos associados à cirurgia.

 

O paciente deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter e quaisquer riscos ou complicações.

 

Alguns riscos:

 

– Sangramento (hematoma),

– Assimetria,

– Infecção,

– Má cicatrização,

– Alteração na sensibilidade da pele,

– Contornos irregulares na pele,

– Descoloração da pele/inchaço,

– Riscos da anestesia,

– Cicatrizes,

– Alergias à fita, ao material de sutura, a colas, a produtos derivados do sangue, a preparos tópicos ou a agentes injetados,

– Dor, que pode perdurar,

– Possibilidade de novo procedimento cirúrgico.

 

Ao escolher um cirurgião plástico para a cirurgia, lembre-se de que a experiência do cirurgião, sua formação (ser Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia.

 

Dr José Neder Netto – Cirurgião Plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
CRM: 120.985 – RQE: 38355

 

Comentários