Novo telescópio entra em funcionamento no OMA

A partir da próxima sexta-feira (4), às 19h, os visitantes do OMA (Observatório Municipal de Americana) poderão utilizar o novo telescópio refletor da unidade. O aparelho, um CGXL 355mm, 14 polegadas, foi adquirido por doação da Santo André Empreendimentos, que também auxiliou no custeio da reforma do observatório.

O astrônomo do Oma, Carlos Henrique Amaral de Andrade, explicou que o equipamento permite a observação noturna de planetas e estrelas e ficará disponível no observatório. O secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani, destacou que esta é a primeira vez em 32 anos que o observatório tem um equipamento deste tipo próprio. “Sempre foi utilizado emprestado por profissionais que ensinavam no observatório ou que tinham o interesse de contribuir. Graças à doação, teremos o primeiro deste tipo”, explicou o secretário.  A compra de um telescópio solar também está dentro dos planos do observatório para os próximos meses.

 

Na sexta-feira, além do novo telescópio, o Oma disponibilizará outros equipamentos para a observação à noite. Para o segundo semestre está prevista uma programação de visitações escolares ao observatório, que fica dentro do Parque Ecológico de Americana, na Rua Itacolomi, 1113, no Jardim Ipiranga.

 

 

Unidade de Imprensa

Fotos: Marilia Pierre

Comentários