24Horas RMC

Novo telescópio entra em funcionamento no OMA

A partir da próxima sexta-feira (4), às 19h, os visitantes do OMA (Observatório Municipal de Americana) poderão utilizar o novo telescópio refletor da unidade. O aparelho, um CGXL 355mm, 14 polegadas, foi adquirido por doação da Santo André Empreendimentos, que também auxiliou no custeio da reforma do observatório.

O astrônomo do Oma, Carlos Henrique Amaral de Andrade, explicou que o equipamento permite a observação noturna de planetas e estrelas e ficará disponível no observatório. O secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani, destacou que esta é a primeira vez em 32 anos que o observatório tem um equipamento deste tipo próprio. “Sempre foi utilizado emprestado por profissionais que ensinavam no observatório ou que tinham o interesse de contribuir. Graças à doação, teremos o primeiro deste tipo”, explicou o secretário.  A compra de um telescópio solar também está dentro dos planos do observatório para os próximos meses.

 

Na sexta-feira, além do novo telescópio, o Oma disponibilizará outros equipamentos para a observação à noite. Para o segundo semestre está prevista uma programação de visitações escolares ao observatório, que fica dentro do Parque Ecológico de Americana, na Rua Itacolomi, 1113, no Jardim Ipiranga.

 

 

Unidade de Imprensa

Fotos: Marilia Pierre

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br