Novo sistema de atendimento na UBS São Fernando registra 900 procedimentos

O novo sistema de atendimento implantado na UBS do São Fernando, em Santa Bárbara d’Oeste, já foi apresentado a centenas de pessoas que procuraram a unidade. Em uma semana, mais de 900 procedimentos foram registrados. Foram mais de 200 consultas médicas, 133 atendimentos de Saúde Bucal, 111 exames de papanicolaou, além de atendimentos de enfermagem e outros exames. No período, 80 pacientes foram direcionados para outras unidades de referência, onde tiveram suas consultas marcadas.

 

“Todas as pessoas que foram até a unidade efetivamente passaram por algum atendimento, que se enquadrou dentro da sua necessidade. A equipe vem absorvendo bem esse novo modelo de atenção, com um acolhimento cada vez mais humanizado junto aos pacientes. Avaliamos esses primeiros dias como extremamente satisfatórios. Com certeza superou as nossas mais otimistas expectativas”, enfatizou a secretária de Saúde, Lucimeire Coelho Rocha.

 

Inovador e diferente do que há atualmente em Santa Bárbara e também em toda a região na área, o sistema oferece novo acolhimento, busca-ativa para consultas e procedimentos, visando prevenir e resolver os problemas de Saúde no próximo local, desafogando os atendimentos de urgência e emergência.

 

Nesse método, os agentes comunitários de Saúde visitam os pacientes por meio do Programa Saúde da Família e os trazem para a unidade. Nela há atendimento de médicos generalistas, pediatras, ginecologistas e equipes de enfermagem. A UBS do São Fernando é a primeira a adotar esse modelo. Em seguida, o posto médico do Esmeralda passará a ter o mesmo sistema, logo após o fim das obras de reforma e ampliação.

Comentários