Novo Nissan GT-R NISMO 2017 estreia em Nürburgring

O Nissan GT-R NISMO 2017 fez sua estreia no famoso circuito de Nürburgring, na Alemanha, conhecido como uma das mais longas e mais desafiadoras pistas de corrida do mundo. É a mesma na qual a Nissan desenvolveu e afinou o desempenho potente da nova linha do superesportivo.

Assim como o Nissan GT-R 2017, o GT-R Nismo 2017 teve mudanças no design, seguindo o estilo da versão de rua do modelo. Para ajudar a arrefecer o motor de alta potência do carro, a grade frontal cresceu 20% também e ganhou a assinatura “V-motion” da Nissan. Um novo capô significativamente reforçado para evitar a deformação em velocidades extremamente elevadas, permite ao superesportivo manter sua aerodinâmica em todos os momentos de condução.

Ao contrário do modelo de rua, os para-choques dianteiros do GT-R NISMO são feitos de fibra de carbono, trabalhados com a precisão dos artesãos “Takumi”, os mesmos que constroem manualmente os motores. Camadas de folhas de fibra de carbono são cuidadosamente sobrepostas para alcançar a quantidade ideal de rigidez. Os “canards” (pequenas asas para efeito aerodinâmico) foram concebidos para melhorar o fluxo de ar em torno do veículo e gerar um elevado nível de força descendente, enquanto, ao mesmo tempo, o ar direto em torno das rodas melhora a aerodinâmica. Em geral, a nova forma do carro gera pressão aerodinâmica mais do que qualquer outro Nissan de produção até hoje, resultando em excepcional estabilidade em alta velocidade.

O novo GT-R NISMO também teve o interior modificado ao padrão do GT-R 2017, cuja cabine possui toque mais sofisticado. O painel de instrumentos redesenhado, volante e apoio de braços central são cobertos de couro Alcantara® de alta qualidade. O layout do painel central foi aperfeiçoado e teve redução no número de botões da navegação e controles de áudio (de 27 apenas 11), que foram deslocados para a central com tela sensível ao toque de 8 polegadas. Exclusivos para o NISMO GT-R são os assentos em forma de concha de carbono da Recaro®, revestidos com couro Alcantara® vermelho.

O desempenho GT-R NISMO também foi atualizado, graças, em parte, à carroceria significativamente reforçada do modelo de rua. A estrutura mais rígida permitiu aos engenheiros refinar os amortecedores, molas e estabilizadores, que, quando combinados com downforce, resultam em uma dirigibilidade melhor que a do modelo anterior. Isto é evidenciado pelos melhores tempos em provas de slalom e no desempenho superior em curvas. Os amortecedores especiais DampTronic da Bilstein®, ajustáveis pelo motorista, utilizam vários sistemas de informação do veículo para proporcionar forças de amortecimento adequadas e alto nível de controle para uma variedade de situações. Possuem sistema que transfere de forma mais eficaz todo o poder do motor biturbo V6 3.8, que ainda produz notáveis 608 cavalos.

Chamado de “VR38DETT”, o motor do GT-R NISMO é o resultado da experiência que a NISMO – divisão de motorsports da Nissan – ganhou ao participar de diversos campeonatos e eventos em todo o mundo. Acoplado a uma transmissão de 6 velocidades de dupla embreagem, possui turbocompressores de grande diâmetro usados nas provas de GT3. Tal como acontece com o modelo de rua, cada motor GT-R NISMO é montado a mão pelos “Takumis”, em uma sala especial livre de impurezas, que adicionam uma placa de alumínio à frente de cada usina de força para deixar sua assinatura. Apesar de sua natureza mais potente, o novo GT-R NISMO possui melhor equilíbrio, evoluindo para um carro que pode ser apreciado tanto em uma estrada sinuosa como em circuitos.

“O GT-R NISMO enfatiza o ‘R’ em sua nomenclatura. Com a linha 2017 do GT-R como ponto de partida, a nova versão NISMO tornou-se uma máquina mais bem equilibrada, não apenas com maior desempenho, mas com uma sensação aperfeiçoada da condução. É o resultado da nossa busca incessante de oferecer prazer na condução”, disse Hiroshi Tamura, chefe-de produto do GT-R NISMO e do GT-R de rua.

O 2017 Nissan GT-R NISMO está disponível em cinco cores exteriores diferentes. É montado em Tochigi, Japão, com os motores de montados de forma artesanal em Yokohama.

Comentários