Novembro Azul conta com várias ações em Santa Bárbara d´Oeste

Agora é a vez dos homens. A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste deu início na última quarta-feira (1) as atividades do movimento Novembro Azul. Com programação variada, a iniciativa abordará durante todo o mês questões relacionadas à Saúde dos homens, visando a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata, além de outros temas, como fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, orientações para hábitos saudáveis, alimentação e atividade física.

Para ter acesso aos serviços, basta comparecer à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da residência e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis. “A exemplo do Outubro Rosa, o movimento Novembro Azul também já se consolidou no município como um importante instrumento de promoção para a saúde dos homens. E o que temos percebido é que a população masculina, aos poucos, está modificando a cultura de só procurar pelos serviços de saúde quando tem algum problema já detectado. Será um mês importante para abordarmos não apenas a questão do câncer de próstata, mas também outros fatores de risco que podem afetar a saúde dos homens”, destacou a secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha.

Ao longo do mês as UBSs contarão com decoração especial e diversas ações alusivas ao Novembro Azul, como Salas de Espera Ativa e entrega de materiais informativos. Outra ação educativa já tradicional será o “Pedágio da Saúde”, iniciativa que consiste na orientação nos semáforos, por parte dos agentes comunitários de saúde do PSF (Programa Saúde da Família). Os demais setores da Saúde também estarão mobilizados com a Campanha, por meio de palestras e divulgação dos serviços disponíveis na rede.

Corrida e Caminhada

No próximo domingo (5) será promovida a 2ª Corrida e Caminhada “Novembro Azul Santa Casa”, promovida pelo Hospital Santa Bárbara com apoio da Prefeitura. A largada será às 8 horas no VIC Center, localizado na Rua do Ósmio, no Jardim Fernando Mollon. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone 3499.1855 – ramal 204.