RMC Santa Bárbara d´Oeste

Nova Odessa: Vigilância Epidemiológica atinge maior pontuação da região em avaliação do Ministério da Saúde


Nova Odessa atingiu 8 metas em Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde

 

A Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa atingiu oito metas do PQVS (Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde), obtendo a maior pontuação na região na avaliação realizada pelo Ministério da Saúde. A pontuação é um dos critérios para o envio de recursos por parte do governo federal para investimentos em ações do setor.

 

Instituído em agosto de 2013, o PQAVS é uma das iniciativas do Ministério da Saúde para o aperfeiçoamento do SUS (Sistema Único de Saúde) e tem como objetivo induzir melhorias em ações de vigilância em saúde nos âmbitos estadual, distrital e municipal.

 

O programa conta com medidas voltadas para a garantia do acesso integral da população a ações e serviços de qualidade, reduzindo as iniquidades e melhorando a promoção da qualidade de vida.

 

Com a pontuação atingida e levando-se em conta também o número de habitantes, o município receberá cerca de R$ 29,8 mil em recursos para investimentos no setor.

 

Segundo o Ministério da Saúde, Nova Odessa atingiu 8 das 14 metas impostas pelo programa, mesmo número obtido por Hortolândia. Indaiatuba, Itatiba, Santo Antonio de Posse e Valinhos receberam 7 pontos, seguidas de Americana, Campinas, Morungaba, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste e Vinhedo, com 6 pontos cada.

 

O levantamento apontou ainda que Cosmópolis, Jaguariúna e Monte Mor atingiram cinco das 14 metas impostas. Engenheiro Coelho e Sumaré receberam quatro pontos, seguidas de Artur Nogueira e Paulínia com três pontos e Holambra com apenas duas metas atingidas.

 

Diretor da Vigilância em Saúde de Nova Odessa, Manoel Messias afirma que a boa avaliação obtida comprova que o município está no caminho certo em relação aos serviços que oferece à população. “Vamos trabalhar agora os pontos em que não fomos tão bem para conquistar melhor pontuação”, disse.

 

Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner também destacou a boa pontuação. “Fomos bem avaliados e já estamos estudando os itens sem pontuação, analisando as falhas para buscar sua correção e melhorar o atendimento. Nossa meta é sermos bem avaliados em todos os itens”, afirmou.

Assessoria de imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br