RMC Santa Bárbara d´Oeste

Nova Odessa: Trabalho escolar enfatiza importância da água


Projeto na EMEF do Jardim Bela Vista encerra com Semana da Água

 

Ao entrar numa das salas da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Professora Terezinha Antonia Malaguetta Merenda’, no Jardim Bela Vista, na manhã desta sexta-feira (28), Natália Zorzeto procurava os trabalhos feitos pelo filho, Arthur, para a Semana da Água. A unidade escolar desenvolveu projeto abordando a importância da água e encerrou com uma exposição dos materiais para os pais.

Todos os anos são realizados trabalhos temáticos e em 2015 o lema é: “E se fosse a última gota? Preserve cada gota”. Além de aproximar a escola da comunidade, o projeto é referente ao Consórcio PCJ (Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), do qual Nova Odessa faz parte. E para utilização de materiais houve parceria com a concessionária CCR AutoBan.

De acordo com a coordenadora pedagógica Rosana Aparecida Ferraz Silva, o tema escolhido reflete a escassez hídrica vivida em 2014. “O momento que passamos no ano passado motivou o tema”, confirma. A escola trabalhou em sala sobre as ações realizadas pela Prefeitura para garantir tranquilidade hídrica este ano, como desassoreamento das represas e a redução no consumo de água pela população.

Nova Odessa é a única cidade da região que teve olhar especial e administrativo com as represas, para preservar a água”, afirma Rosana Silva. A coordenadora explica que o assunto foi trazido para as salas de aula com o intuito de que os alunos levassem a suas residências. “Trabalhamos tanto as ações do Município quanto as que as crianças podem ter em casa, com os pais”, reforça.

Diretora da unidade escolar, Roseli de Morais conta que a conscientização sobre a importância da água era visível, ao longo dos meses, junto às crianças. “Notamos, pelas contas de água mostradas pelos próprios alunos, que houve diminuição no consumo. Através dos conteúdos discutidos e aprendidos em sala eles refletiram, junto aos pais, para a questão de economizar água”, acrescenta.

Na opinião da diretora, os alunos são ‘agentes multiplicadores’. “Eles levam a conscientização para dentro de casa e viram exemplo para os pais, invertendo uma tendência natural dos genitores serem espelho para os filhos”, completa Roseli. No mês de agosto a escola finalizou o conteúdo veiculado desde o início do ano, encerrando com a exposição aberta aos pais.

Houve o uso de materiais que normalmente iriam para o lixo, reforçando o conceito dos três Rs: Reduzir, Reciclar e Reutilizar. “Todo dia o Arthur comentava em casa dos trabalhos que estava fazendo na escola. Falava também que a gente não podia gastar muita água”, conta a munícipe Natália Zorzeto. “Ele chegava em casa contando as histórias ouvidas, além do conteúdo discutido em sala”, completa.

Para a diretora de Ensino Fundamental, Rosimar Paschoalin Antonio, é uma maneira da Secretaria Municipal de Educação ampliar a formação das crianças. “Todas as escolas municipais fazem trabalhos assim, cada uma com sua particularidade”, destaca. “É importante para a conscientização das pessoas e os alunos serem multiplicadores desse conteúdo”, conclui.

Fotos: Igor Hidalgo

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br