Nova Odessa tem ‘container sustentável’ para descarte de recicláveis


Compartimento faz parte de ação do Consimares e está instalado na Praça Central José Gazzetta

 

Nova Odessa conta com um novo ponto para o descarte de materiais recicláveis. Trata-se de um “container sustentável”, que foi instalado na Praça Centra José Gazzetta. A instalação do espaço, que permite a separação dos materiais por tipos, faz parte de uma ação do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos).

 

Classificado como PEV (Ponto de Entrega Voluntária de Recicláveis), o container tem o teto coberto por grama. “Como é um compartimento de metal, por ficar exposto ao sol ele acaba atingindo altas temperaturas. Na parte de cima dele foi plantada grama, o que permite um maior equilíbrio desta temperatura”, explicou a Diretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela.

 

Superintendente do Consimares, o engenheiro agrônomo Valdemir Aparecido Ravagnani explicou que trata-se de um novo conceito de coleta que está sendo implementado. Segundo ele, no local podem ser depositados papéis, metais, vidros e plásticos. “O compartimento conta com as devidas separações para o descarte correto dos materiais”, explicou.

 

Como está instalado na Praça Central, o compartimento pode ser utilizado a qualquer hora do dia. “O PEV fica em um local de fácil acesso exatamente com o intuito de incentivarmos o descarte correto dos materiais”, explicou Ravagnani.

 

Todo material descartado no PEV será recolhido por uma cooperativa, que se encarregará de fazer a destinação final.

 

Prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza destacou os constantes projetos desenvolvidos relacionados ao descarte correto. “A destinação dos resíduos é um problema que atinge todos os municípios, pois é preciso um trabalho junto à população conscientizando sobre a importância de separar os materiais, de não deixar entulho em casa e também não jogar nas ruas. Mas além de conscientizar, é preciso também dar as ferramentas para que os moradores tenham onde descartar seus materiais e temos investido bastante neste sentido”, disse.

 

Implantamos o EcoPonto, que é um modelo diferenciado e considerado referência, temos os LEVs e agora contamos com o PEV. São ações que permitem o descarte consciente e ajudam manter nossa cidade limpa e nosso ambiente bem cuidado”, continuou.

 

MAIS LOCAIS – Nova Odessa conta também com um EcoPonto instalado no Jardim Monte das Oliveiras. No local é possível descartar materiais recicláveis limpos como papel, papelão, plástico, vidro, metal e isopor; resíduos da construção civil (até 1m³ por pessoa/dia); madeira e móveis usados; restos de poda; óleo de cozinha (devidamente embalado em garrafa PET); roupas usadas; aparelhos eletrônicos e pneus (quatro unidades por pessoa/dia).

 

O EcoPonto do Monte das Oliveiras funciona todos os dias, das 7h às 19h, na Rua Vilhelms Rosenbergs, esquina com a Rua Aristides Réstio, no Jardim Monte das Oliveiras.

 

Além disso, o município conta com três LEVs (Locais de Entrega Voluntária) instalados em diferentes pontos e destinados apenas ao descarte de materiais recicláveis. Eles estão instalados no Parque Izidoro Bordon (Rua João Bolzan, 475, Mathilde Berzin), Bosque Manoel Jorge (Rua 15 de novembro, s/n, Jardim Santa Rosa) e Rua Manaus, s/n, Jardim São Jorge, e funcionam 24 horas.

 

Tanto o EcoPonto quanto os LEVs e o PEV não recebem resíduos orgânicos, perigosos, industriais, hospitalares e farmacêuticos, animais mortos, lâmpadas fluorescentes e nem pilhas e baterias.

 

Foto: Osnei Réstio

Comentários
Posted Under