28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Nova Odessa: Em sete meses, Meio Ambiente aplica 147 multas por descartes e queimadas

Compartilhe essa notícia!

A Diretoria de Meio Ambiente de Nova Odessa aplicou 147 multas por descarte de lixo e queimadas em locais proibidos nos últimos sete meses. O número equivale a uma média de 21 penalidades por mês ou 0,7 por dia. Desde setembro do ano passado, o município conta com uma lei que regulamenta o descarte de materiais.

Diretora de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Aryhane Massita explicou que em todos os casos os responsáveis não tinham penalidades anteriores e que, por isso, foram multados em R$ 500. “Em casos de reincidência, a multa pode chegar a até R$ 5 mil”, explicou.

Aryhane destacou que a maioria das penalidades refere-se a materiais de construção deixados irregularmente em vias ou passeios públicos ou ainda queimadas em APPs (Áreas de Preservação Permanente) ou áreas comuns. “Em um dos casos, uma pessoa foi flagrada no Green Village queimando lixo na calçada, o que é proibido. Ela foi multada e um processo foi aberto na Diretoria de Meio Ambiente”, explicou.

A diretora destacou que diariamente funcionários da Diretoria de Meio Ambiente de Nova Odessa e de setores da prefeitura percorrem a cidade fiscalizando as áreas. Munícipes que encontrarem irregularidades também podem auxiliar nos trabalhos, denunciando no setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Odessa, localizada na Avenida João Pessoa, 777 – Centro, ou pelo telefone (19) 3476-8600, pelos ramais 277 e 314 das 8h às 17h, ou pelo ramal 293, das 8h às 14h.Também pode-se entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.

Na semana passada, a Diretoria de Meio Ambiente construiu uma vala para impedir o acesso de populares a um terreno que era usado para descarte irregular de materiais na Rodovia Rodolfo Kivitz. “Tomamos esta decisão para evitar que a área fosse transformada em um lixão a céu aberto”, disse Aryhane.

LEGISLAÇÃO – Em 18 de setembro de 2014 entrou em vigor a lei municipal 2.883/2014, que declarou como proibido o descarte, depósito ou qualquer outra forma de despejo de lixo ou resíduo em Nova Odessa em área inapropriada.

DESCARTE CORRETO – A população novaodessense pode descartar os resíduos no EcoPonto do Jardim Monte das Oliveiras. O espaço foi entregue no início de novembro de 2014 e recebe materiais recicláveis, entulho de construção civil (até 1m³ por pessoa), madeiras e móveis usados, restos de poda, óleo de cozinha embalado em garrafa PET, roupas usadas, aparelho eletrônicos e pneus (quatro unidades por pessoa). O Ecoponto funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, na Rua Vilhelms Rosenbergs, esquina com a Rua Aristides Réstio, no Jardim Monte das Oliveiras.

Além do EcoPonto, Nova Odessa conta com os LEVs (Locais de Entrega Voluntária), que recebem apenas materiais recicláveis. Eles estão instalados no Parque Izidoro Bordon (Rua João Bolzan, 475, Mathilde Berzin), Bosque Manoel Jorge (Rua 15 de novembro, s/n, Jardim Santa Rosa) e Rua Manaus, s/n, Jardim São Jorge e funcionam 24 horas.

Foto: Osnei Réstio
Assessoria: Cristiani Custódio

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!