RMC

Nova Odessa: Aulas são retomadas e postos de saúde reabertos

Com o fim do risco de desabastecimento causado pela paralisação nacional dos caminhoneiros, que também chegou ao final, a rede municipal de ensino, incluindo as creches, retomou as aulas nesta segunda-feira (4). Segundo a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo, não foram registradas ausências de alunos ou servidores por conta da escassez de combustível – o governo federal afirmou também nesta segunda-feira que o abastecimento foi normalizado em todo o País.

“Todas as nossas unidades funcionam perfeitamente nesta segunda-feira”, garantiu a titular da pasta. Ainda segundo ela, a secretaria vai ajustar o calendário escolar para repor as aulas que foram suspensas na semana passada, entre segunda e quarta-feira. As datas serão comunicadas posteriormente.

Outro importante serviço retomado nesta segunda-feira foi o atendimento nas cinco UBS’s (unidades básicas de saúde) – Centro, São Jorge, São Manoel, São Francisco e Alvorada –,  assim como o setor de odontologia em cada UBS; o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas); os setores da Vigilância em Saúde (Sanitária, Epidemiológica, Ambiental e Zoonoses)e o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da Vila Azenha. “Pedimos desculpas à população, pois fomos obrigados a suspender o atendimento nas UBS’s na quarta-feira. Mas hoje tudo está funcionamento normalmente”, explicou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

VACINAS. A Secretaria de Saúde informou também que a Vigilância Epidemiológica Nova Odessa seguirá imunizando as pessoas dos grupos prioritários contra a gripe normalmente nesta semana, justamente por entender a necessidade de ampliar o prazo para melhor atender os moradores que porventura não puderem comparecer em função da escassez de combustíveis.

A enfermeira responsável pelo serviço, Paula Mestriner, faz um apelo, principalmente para gestantes e mães de crianças pequenas – grupos com a menor cobertura – para que compareçam aos postos de saúde. “A imunidade das mulheres grávidas normalmente é mais baixa durante a gestação. É muito importante para a saúde delas e dos seus bebês que sejam imunizadas”, frisou. De acordo com o último balanço, realizado na quarta-feira (30), Nova Odessa registrou a aplicação de 5.284 doses da vacina contra gripe. É uma cobertura de 51,75% da população alvo, estimada em aproximadamente 10 mil pessoas na cidade. – crianças: 23,44%; trabalhadores da saúde: 75,6%; gestantes: 26,45%; puérperas: 46,59%; idosos: 64,84%; e professores: 82,76%.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br