28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Nova Odessa: Alunos da ETEC apresentam projeto voltado ao uso racional de água

Compartilhe essa notícia!

O prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, recebeu em seu gabinete, nesta segunda-feira (19/01), os estudantes da ETEC (Escola Técnica Estadual) de Nova Odessa, Guilherme Anthony Santos Silva e Rafaela Cristina Figueiredo. Os alunos apresentaram o projeto Painel Econômico: Controlador de Litros Consumidos em um Banho Diário.

“É um grande orgulho ver esses jovens se empenhando em desenvolver um projeto voltado ao uso racional da água. Nosso estado passa pela pior estiagem dos últimos 84 anos e todas as ações voltadas para a conservação da água são bem-vindas”, ressaltou o prefeito Bill.

De acordo com os estudantes da ETEC, Guilherme e Rafaela, a ideia do projeto surgiu após a professora de matemática, Irene Terezinha Valadares, estimular os alunos a se inscreverem na II Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto 3M. “Como Nova Odessa começou a racionar água, decidimos desenvolver um projeto nesta linha”, explicou Rafaela.

Após pesquisas teóricas e entrevista com engenheiro, sempre sob a orientação da professora, os estudantes idealizaram o mecanismo, baseado no funcionamento de geladeiras industriais. “Por meio de um visor, a pessoa pode controlar a quantidade de água que pretende usar no banho. Isso representa maior economia de água e energia elétrica”, ressaltou Guilherme.

O trabalho ainda aguarda a elaboração de um protótipo, porém ele já foi apresentado em Sumaré na II Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M, em parceria com a Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). A feira ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro de 2014. “Da nossa escola, quatro grupos puderam se apresentar na feira e ficamos muito felizes em termos participado”, disse Rafaela.

Os alunos também ressaltaram que estão à procura de patrocínio para dar prosseguimento à elaboração do projeto. “Queremos levá-lo adiante, pois é uma forma também de auxiliar na preservação do meio ambiente”, finalizou Guilherme.

Foto: Osnei Restio
Texto: Juliano Schiavo

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!