28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Nova Odessa: Acupuntura melhora qualidade de vida dos idosos no Clube da Melhor Idade

Compartilhe essa notícia!

Atividade oferecida no Clube de Nova Odessa melhora pressão arterial e dores

 

A aposentada Neli Boschieto Sartori, 77 anos, não se contém ao falar do quanto a acupuntura melhorou sua saúde e qualidade de vida. “Essas agulhinhas são poderosas. Hoje estou sem dor e com a pressão controlada”, destaca. Ela é uma das seis pessoas da primeira turma, que nesta terça-feira (18) encerraram as 10 sessões da atividade oferecida gratuitamente pela Prefeitura através do Clube da Melhor Idade.

A iniciativa faz parte do projeto Pulsar, voltado aos portadores de hipertensão que frequentam o local. O objetivo é, por meio da acupuntura, auxiliar a normalizar os níveis de pressão arterial dos idosos. A partir da próxima semana deve começar mais uma turma. Auxiliar de enfermagem quando atuava no mercado de trabalho, Neli conta que as dores corporais e a irregularidade na pressão arterial a incomodavam.

Trabalhei muito de noite e tinha dores terríveis no cóccix, mas a acupuntura tirou toda a minha dor nessa parte do corpo”, revela. A aposentada afirma que também apresentava problemas na vesícula. “Hoje estou sem esses problemas. Por isso sempre gostei de acupuntura”, acrescenta. As sessões ainda ajudaram a reduzir e estabilizar a pressão arterial: antes, 150x80mmHg; e durante o período, 120x70mmHg.

A também aposentada Virginia Nunes Pereira dos Passos é outra paciente satisfeita. Ela sofria de dores na coluna e quadril, com ‘bico de papagaio’ e hérnia de disco, além de preocupação com a pressão arterial. Alérgica a anti-inflamatórios, Virginia enfrentava dificuldades para tratar os problemas. “A acupuntura ajudou a aliviar bastante a coluna. Pra mim auxiliou mais que a fisioterapia tradicional”, opina.

Fisioterapeuta com especialidade em acupuntura, a professora Thais Biasi realiza também a auriculoterapia, em conjunto com a acupuntura sistêmica. “Coloco no programa de sessões sempre as duas. As aplicações nas orelhas dão continuidade ao tratamento, porque o paciente vai pra casa e ele mesmo pode manter o local pressionado”, detalha. “São pontos que buscam melhorar a hipertensão”, emenda.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, explica que o objetivo é combater a hipertensão nos usuários do Clube. “Ajuda a estabilizar a pressão, para que consigam mantê-la assim com as atividades físicas oferecidas no Clube, como hidroginástica, além da orientação na alimentação”, descreve. “Aliviar dores corporais é um ganho a mais na qualidade de vida”, conclui.

Assessoria

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!