My Twitter Feed

December 11, 2016

Casa de Aço Modulações

Nova Odessa: 1ª Mostra de Música Instrumental tem início nesta terça-feira


Evento traz três dias de apresentações no Teatro Municipal

 

Tem início nesta terça-feira, dia 22, a 1ª Mostra de Música Instrumental de Nova Odessa, que ocorre no Teatro Municipal Divair Moreira. A Banda Sinfônica Municipal ‘Professor Gunars Tiss’ abre o evento a partir das 20h. Na quarta e quinta-feira, dias 23 e 24, haverá concertos, no mesmo horário, do Felipe Coelho Octeto e da Campinas Jazz Big Band. As apresentações são gratuitas e abertas ao público.

O músico e compositor Felipe Martim Coelho é o organizador do evento, em conjunto dos colegas Emerson de Almeida Castro, Bruce Willian Gonçalves e Marco Antonio de Almeida Junior. A Prefeitura apoia a iniciativa através da Diretoria de Cultura e Turismo. O maestro Márcio Beltrami é o regente da Banda Sinfônica Municipal, que mais uma vez participa de um evento inovador.

“Ao longo desses 29 anos de existência da Banda Sinfônica Municipal, muitos projetos foram idealizados e realizados, bem como muitos músicos surgiram e se profissionalizaram, os quais vêm projetando o nome da banda e de Nova Odessa por todo o território brasileiro e no exterior”, disse Beltrami. A Banda Municipal novaodessense é detentora de diversos títulos estaduais e nacionais.

O maestro destaca a iniciativa dos próprios músicos para movimentar a cena cultural da cidade. “Já temos algumas parcerias com arranjadores e compositores. E, nesse caso específico, o Felipe Coelho, que embora ainda muito jovem é um profissional que vem despontando no meio musical e percebemos que projeta um grande futuro”, cita Márcio Beltrami.

Para o maestro, ações como esta são importantes por incluir “músicos que iniciaram suas atividades na Banda Municipal, moradores de Nova Odessa e demonstram interesse e preocupação em sedimentar cada vez mais as raízes da música instrumental, contribuindo com o patrimônio cultural”. Segundo ele, o evento “difunde a música brasileira mais elaborada, uma opção a mais ao público em geral”.

Além dos oito componentes do Felipe Coelho Octeto, a Campinas Jazz Big Band reúne 17 músicos da região, tocando saxofones, trompetes, trombones, pianos, contrabaixo, guitarra e bateria. O repertório do Octeto é de composição do próprio Felipe, trazendo a tradição musical brasileira e a música popular contemporânea. Já a Big Band explora arranjos mais recentes e clássicos do jazz e da música brasileira.

Comentários

comentários

Comments are closed.