24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Nota: Ocorrências registradas durante temporal em SBO


A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Defesa Civil e secretarias da Administração Municipal, finalizou ontem a tarde (9) a coleta de dados das ocorrências registradas durante o temporal que atingiu o município e toda a região no fim da tarde de terça-feira (8). No momento do temporal, de acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do Estado de São Paulo, o vendaval foi de 87 km/h, com 62,4 milímetros de chuva entre a manhã de terça e a manhã desta quarta-feira. Somando-se a chuva registrada na segunda-feira, a média do mês de setembro já foi superada, com 82,5 milímetros de chuva.

 

Entre as ocorrências registradas estão 55 quedas de árvores (sendo duas em cima de veículos), dois desmoronamentos em residências (famílias já abrigadas pela Secretaria de Promoção Social), três escolas danificadas (duas estaduais e uma particular), duas ruas com asfalto cedido, seis residências danificadas (quedas de muro ou destelhamentos), 11 ocorrências entre postes caídos ou fiações rompidas, seis postes com riscos de queda (equipes da Defesa Civil e CPFL realizam o monitoramento destes).

 

O prefeito Denis Andia, acompanhado de secretários e servidores municipais, percorreu diversos pontos da cidade entre a noite de terça e a manhã desta quarta-feira verificando as ocorrências. Todo o efetivo das secretarias de Obras e Serviços, de Meio Ambiente, da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Governo, entre outros setores da Administração Municipal, segue destinado ao atendimento de ocorrências. A previsão do tempo, de acordo com boletim do Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do Estado de São Paulo, há previsão de chuva entre quinta (10) e sexta-feira (11), colocando a Defesa Civil de Santa Bárbara em estado de atenção.

 

As obras e intervenções antienchentes realizadas pela Prefeitura em diversos pontos da cidade asseguraram a normalidade nas margens do Ribeirão dos Toledos. Embora o volume de água de chuva tenha sido considerável, o Ribeirão não transbordou no Jardim Conceição, Jardim Batagin, Icaraí e São Joaquim. Na Rua Argentina, na Vila Sartori, e na Rua Tupis (no acesso da Rodovia SP-304 ao bairro São Francisco) também não foram registradas ocorrências. No bairro São Fernando, a obra antienchente entre as ruas Centeio, Antonio Miranda Filho, Cristal e Jade resultou no escoamento normal da água da chuva. Na Rua da Blenda, no São Fernando, apenas um pequeno ponto de alagamento devido ao entupimento de bocas de lobo por parte do descarte indevido de resíduos. Rapidamente, equipes da Administração Municipal atuaram no local para a limpeza deste ponto.

 

Segundo informações da Assessoria de Imprensa do DAE, parte do município ainda enfrenta problemas no abastecimento de água. Isso ocorre em virtude da falta de energia elétrica registrada desde ontem. Com a energia retomada em alguns pontos da cidade, o sistema de abastecimento também começa a ser retomado. Entretanto, para a sua normalização, demanda um certo tempo já que alguns reservatórios estão vazios. A falta de energia, além de gerar problemas na captação de água, prejudica o abastecimento dos reservatórios.

 

Na área da Saúde, os atendimentos no Centro de Especialidades ficaram prejudicados por um período desta quarta devido a falta de energia. As consultas que não foram realizadas no período serão reagendados, com os pacientes contatados pela Secretaria de Saúde. Os prontos socorros funcionaram normalmente, enquanto em algumas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) houve a necessidade de suspensão dos atendimentos devido à falta de energia, água e telefone. Na Educação, as aulas na Emei “Mainá”, no CAIC “Irmã Dulce”, EMEF “Profª Ruth Garrido Roque”, EMEFEI “Profª Purificacion S. Fonseca – Dona Pura”, EMEFEI “Maria Augusta C. Camargo Bilia” e EMEI “Maria de Lourdes Rodrigues” foram suspensas nesta quarta-feira em decorrência de falta de energia ou de abastecimento de água. As equipes do Departamento de Trânsito seguem em atuação com manutenção de conjuntos de semáforos e demais sinalizações que foram prejudicadas com o temporal.

 

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste ressalta que seguem à disposição da população os telefones 153 (Guarda Municipal) e 3454.3075 (Defesa Civil) para o registro de ocorrências.

 

 

Assessoria de Imprensa

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br