28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

No Dia do Livro, Oscip doa livros para biblioteca e à comunidade de NO

Compartilhe essa notícia!

Mais de 400 obras literárias foram doadas pela Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) IEMA (Instituto de Educação e Meio Ambiente) à população de Nova Odessa (SP), ontem, Dia Internacional do Livro – 23 de abril.

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) escolheu essa data, em 1995, para homenagear Miguel de Cervantes – falecido em 22 de abril de 1616 e enterrado no dia seguinte, na Espanha – e William Shakespeare – que morreu no mesmo 23, na Inglaterra.

Além de celebrar as publicações literárias e incentivar a leitura, algumas cidades no mundo festejam o livro e o Dia de São Jorge na mesma data. Em Barcelona, por exemplo, é costume trocar com amigos um livro por uma rosa, desde 1930. E o IEMA, na Festa do Padroeiro da Paróquia do São Jorge, realizada ontem à noite no bairro novaodessense, doou 210 obras à comunidade.

“Para a paróquia, essa doação foi um passo a mais no encontro das pessoas. Ganhar um livro é ganhar a semente do amanhã. Cada livro traz escondido em si uma riqueza que enobrece e desenvolve todo o ser humano, pois, a cada vez que é lido, uma abertura se faz, um encontro é oferecido e um novo empreendimento pode ser manifestado. Esse gesto diferente proporcionou a cada fiel da Comunidade de São Jorge uma lembrança e muita alegria”, afirmou o padre Itamar Gonçalves.

A presidente da organização socioambiental de Nova Odessa, Ana Lúcia Maestrello de Micheli, ao mesmo tempo que celebrava seu santo protetor na igreja, distribuía as obras literárias, que ganhou da Oscip paulistana Sustentarte (por meio de seus representantes, Tania Guertas e Felipe Amorim), para o público da Festa do Padroeiro. “Na Festa de São Jorge, pude rever amigos da comunidade e presenteá-los com livros, que são minha paixão, justamente no Dia Mundial do Livro. Esse ato solidário traduz a cauda do IEMA, que é disseminar o conhecimento para atender o interesse público”, ressaltou ela.

A primeira e única Oscip novaodessense, ainda celebrando a data, doou mais 209 livros a Biblioteca da cidade, ontem à tarde. As obras falam sobre História, Natureza, Cultura e Arte.

 

Assessoria Juan Piva

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!