19 de março de 2024

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Neuropsicoeducador argentino ministra palestra para participantes do Núcleo de Educação Integrada nesta quinta-feira

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Evento faz parte das comemorações de 20 anos do programa da Fundação Romi

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Nesta quinta-feira, 06 de junho, os participantes do Núcleo de Educação Integrada (NEI), da Fundação Romi, recebem o neuropsicoeducador argentino Marcial Pérez, que ministrará a palestra “Ensinando o cérebro a aprender”, uma proposta para despertar o entusiasmo dos jovens pelo aprendizado. O evento faz parte das comemorações dos 20 anos do NEI.

 

Segundo o especialista, é possível modificar o estado emocional das pessoas através da neuroplasticidade cerebral e, desta forma, encontrar aquilo que as motive e permita despertar ao máximo o potencial em benefício do crescimento individual. “Trata-se de apresentar-lhes um novo cenário, no qual eles mesmos produzam seus próprios valores. Aprendizagens que se inserem neste novo mundo de excessivos estímulos visuais e de propostas de novos valores de duvidoso benefício para o desenvolvimento pessoal”, explica Pérez, da empresa Neuraltis.

 

Segundo a coordenadora pedagógica da Fundação Romi, Luciana Bueno Bruscagin, a palestra vem fortalecer a confiança nas práticas educativas desenvolvidas no NEI. “A neurociência defende que atividades prazerosas e desafiadoras desencadeiam ligações entre as células neurais. As práticas educacionais que são desenvolvidas no NEI são desafiadoras, lúdicas, dinâmicas e criativas, em que o aluno não é um mero observador, passivo e distante, mas participante, questionador e ativo na construção dos saberes. Afinal para manter os neurônios em “bom estado” é preciso exercitá-los e usá-los a todo o momento”, afirma.

 

Em 2013, o NEI completa 20 anos. Com duração de dois anos e totalmente gratuito, o programa envolve alunos do 8º e 9º anos, em horário contrário ao da escola pública, que realizam atividades voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades. Não há a necessidade de divisão de séries e nem sala de aula, os participantes são integrados e os professores são facilitadores na busca pelo conhecimento.

 

Fonte: Tantas Comunicação

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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