Variedades

Não compre sapatos. Realize seus sonhos!

Após vencer segundo câncer de mama, engenheira reinventa a carreira e lança campanha de gestão financeira para mulheres

Você estaria preparado para se manter por alguns meses caso ficasse desempregado hoje? Conseguiria mudar de casa se fosse necessário? E se por uma infelicidade você fosse diagnosticado com câncer? Teria reserva suficiente para bancar o tratamento?

Se você respondeu “não” a todas ou quase todas as perguntas, mantenha a calma. Você não está sozinho. Em todo o Brasil, apenas 24% da população economicamente ativa* faz algum tipo de investimento ou possui uma reserva financeira.

Além disso, nunca é tarde para começar. A engenheira química Viviane Ferreira, que aos 40 anos foi diagnosticada pela segunda vez com câncer de mama, usou sua própria história de vida para ajudar milhares de pessoas. Ela sabe exatamente como cuidar das finanças e realizar investimentos lucrativos e seguros.

Quando descobriu a doença no primeiro diagnóstico aos 35 anos, ela tinha os recursos necessários para o tratamento. Porém, durante sua recuperação, começou a pensar nas pessoas que estavam passando pela mesma situação sem ter dinheiro guardado.

“Durante o tratamento, fiz um diário e me dei conta de que ele poderia servir para outras pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desafio”, conta Viviane.

E foi assim que a vida da engenheira deu uma grande reviravolta. A carreira que ela havia construído trabalhando como consultora de meio ambiente e segurança do trabalho em empresas renomadas como Johnson & Johnson, Monsanto, GM e Petrobrás, parecia insignificante perto do novo propósito que surgia.

“Eu sabia que podia ajudar as pessoas a serem plenamente felizes. O meu conhecimento em finanças poderia ser usado para libertar homens e mulheres já infelizes com suas rotinas, cansados de trabalhar e nunca terem dinheiro sobrando”, relembra entusiasmada.

Com esse propósito em mente, Viviane começou a se aprofundar em seu desenvolvimento pessoal e buscou as melhores certificações na área: adquiriu o Certified Financial Planner (CFP), a mais desejada e respeitada certificação global sobre a prática do planejamento financeiro, credenciou-se como consultora de investimentos pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e em 2015 reuniu toda sua bagagem no livro “Vivificar”, que já está em 2ª edição.

Hoje Viviane se sente realizada e diz estar cumprindo sua missão “O meu objetivo é fazer com que as pessoas despertem a necessidade de equilibrar todas as áreas da vida, principalmente a financeira” esclarece a autora.

Projeto Não compre sapatos

O conhecimento adquirido propiciou novos rumos para sua carreira, Viviane transmite sua vivência em palestras, workshops e consultorias que abrangem finanças pessoais, estratégias de investimentos, além de conscientização sobre o câncer e superação.

Entusiasta de novos desafios, agora Viviane está engajada em um projeto voltado para o planejamento financeiro feminino. Intitulado “Não compre sapatos… Faça investimentos para realizar os seus sonhos” e desenvolveu o método “Vivificar para Enriquecer”.

O movimento criado por ela partiu de uma pesquisa online e ganhou as ruas de São Paulo. Ao todo, Viviane entrevistou cerca de 350 mulheres a fim de entender a relação entre poupar dinheiro e consumir sapatos, os resultados obtidos surpreenderam estudiosos do tema e Viviane levou a pesquisa para a Av. Paulista onde pôde conversar pessoalmente com outras mulheres que endossaram ainda mais a conclusão.

“De início parece não haver nenhuma relação entre o fato de consumir sapatos e poupar ou não dinheiro, porém essa pesquisa foi reveladora! Comprovamos que as mulheres que mais compram sapatos são as que menos investem”, relata. Segundo Viviane, isso esclarece que a falta de planejamento financeiro está diretamente ligada ao consumismo exagerado.

Já há 13 anos no mercado financeiro, a palestrante percebeu a necessidade de levar esse tipo de conhecimento ao público feminino, que tende a ser mais consumista e tem expectativa de vida mais longa.

Viviane vê oportunidade onde a maioria enxerga problema “Existe a crença popular de que nós gastamos muito dinheiro e que não sabemos investir, mas em geral a mulher possui um perfil pesquisador e detalhista e, quando se propõe a entender os investimentos, se torna uma investidora cautelosa e muito competente”, afirma Viviane.

Comprometida com o público feminino, a consultora uniu-se ao Instituto Nação de Valor, uma instituição sem fins lucrativos, aliada a outras mulheres de fibra.

Com as amigas, Viviane escreveu e lançou recentemente o livro “Mulher – Desperte o Poder que Há em Você”, que traz a história de cada autora somada a lições valiosas que levam a mulher a se autoconhecer e descobrir o seu poder.

Este livro faz parte do Projeto “Uma Nova Mulher” uma das dez iniciativas sociais apoiadas pelo INV.

Viviane encontrou o seu propósito e tem usado o seu conhecimento para transformar o mundo ao seu redor.

A palestrante acredita que toda pessoa merece alcançar sua independência financeira e viver com dignidade, para isso ela nos dá uma dica valiosa “Ao longo da vida nós criamos centenas de hábitos, com as nossas economias não deve ser diferente, comece criando o hábito de anotar suas despesas diariamente, vincule isso a um hábito já existente para que seja mais fácil de fixá-lo a sua rotina. Se você possui o hábito de jantar, então passe a anotar suas despesas todos os dias após o jantar, por exemplo. Quando isso se tornar habitual você pode começar a planejar uma reserva para investir. Construindo um hábito por vez você terá controle das suas finanças”. Aconselha Viviane.

Seja para lidar com um imprevisto ou para realizar um sonho, poupar dinheiro é essencial. Nunca é tarde para aprender a controlar as finanças e aprender a investir com rentabilidade e segurança. Da próxima vez que se deparar com aquele par de sapatos chamativo em uma vitrine, pense duas vezes… ali pode estar a sua chance de, finalmente, realizar sonhos maiores.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br