19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Nadador de 94 anos bate recorde brasileiro e sul-americano

Compartilhe essa notícia!

Atleta do Clube da Melhor Idade de Nova Odessa, ‘Seo Guimarães’ venceu prova em Brasília

 

Após se consagrar no Jori (Jogos Regionais do Idoso) disputado em Americana, o nadador Sebastião Guimarães dos Santos, de 94 anos, quebrou o recorde brasileiro e sul-americano da categoria por idade, na prova dos 50 metros livre, durante a Copa Masters de Natação, no domingo (25) em Brasília (DF). ‘Seo Guimarães’, como é conhecido, frequenta o Clube da Melhor Idade de Nova Odessa e, com tempo de 1 minuto, 6 segundos e 64 centésimos, superou a própria marca, de 1:10:71.

Além do Clube da Melhor Idade novaodessense, Guimarães integra a Academia R2 Sports, de Americana. Segundo o seu treinador, Ricardo Luchiari, o atleta é “o único representante do país nessa categoria”. O técnico o acompanha no treinamento três vezes por semana na academia, com o veterano atleta também se alternando no uso da piscina do clube público em Nova Odessa.

“Como praticamente não tenho competidores da minha idade, o que faço é desafiar a mim mesmo, para alcançar os recordes e superar meus próprios limites físicos”, destaca Guimarães. Desse modo, o nadador entra nas piscinas disputando contra colegas de idade inferior. Mesmo assim, consegue obter tempos melhores que os competidores das categorias 80+ e 85+. “Foi mais uma vitória pessoal”, frisa.

Por ter sido Major Aviador da Aeronáutica Brasileira, Guimarães é acostumado a cerimônias solenes e, no último dia 5, quis ser ‘condecorado’ com a medalha do Jori pelo prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, em visita ao gabinete do Poder Executivo. “Faço questão de receber a medalha das mãos do prefeito, que apoia e incentiva o Clube da Melhor Idade”, confirma o nadador.

A paixão pelo esporte veio desde a infância, quando Guimarães morava em cidades litorâneas e praticava natação no mar. Depois, foi se adaptando às piscinas e há três anos compete por Nova Odessa, sendo sempre vitorioso e não encontrando adversários de idade nem próxima. Com a vitória em Americana se classificou para a final estadual do Jori, que ocorre em Sertãozinho de 18 a 22 de outubro.

Já a 24ª edição da Copa Masters de Natação foi realizada no Iate Clube de Brasília, reunindo mais de 300 competidores de todo o país, com 25 provas e organização da ABMN (Associação Brasileira Master de Natação). Além das marcas impressionantes de Sebastião Gomes dos Santos, houve outros 25 recordes brasileiros e 20 sulamericanos na competição nacional.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!