Nadador de 94 anos bate recorde brasileiro e sul-americano

Atleta do Clube da Melhor Idade de Nova Odessa, ‘Seo Guimarães’ venceu prova em Brasília

 

Após se consagrar no Jori (Jogos Regionais do Idoso) disputado em Americana, o nadador Sebastião Guimarães dos Santos, de 94 anos, quebrou o recorde brasileiro e sul-americano da categoria por idade, na prova dos 50 metros livre, durante a Copa Masters de Natação, no domingo (25) em Brasília (DF). ‘Seo Guimarães’, como é conhecido, frequenta o Clube da Melhor Idade de Nova Odessa e, com tempo de 1 minuto, 6 segundos e 64 centésimos, superou a própria marca, de 1:10:71.

Além do Clube da Melhor Idade novaodessense, Guimarães integra a Academia R2 Sports, de Americana. Segundo o seu treinador, Ricardo Luchiari, o atleta é “o único representante do país nessa categoria”. O técnico o acompanha no treinamento três vezes por semana na academia, com o veterano atleta também se alternando no uso da piscina do clube público em Nova Odessa.

“Como praticamente não tenho competidores da minha idade, o que faço é desafiar a mim mesmo, para alcançar os recordes e superar meus próprios limites físicos”, destaca Guimarães. Desse modo, o nadador entra nas piscinas disputando contra colegas de idade inferior. Mesmo assim, consegue obter tempos melhores que os competidores das categorias 80+ e 85+. “Foi mais uma vitória pessoal”, frisa.

Por ter sido Major Aviador da Aeronáutica Brasileira, Guimarães é acostumado a cerimônias solenes e, no último dia 5, quis ser ‘condecorado’ com a medalha do Jori pelo prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, em visita ao gabinete do Poder Executivo. “Faço questão de receber a medalha das mãos do prefeito, que apoia e incentiva o Clube da Melhor Idade”, confirma o nadador.

A paixão pelo esporte veio desde a infância, quando Guimarães morava em cidades litorâneas e praticava natação no mar. Depois, foi se adaptando às piscinas e há três anos compete por Nova Odessa, sendo sempre vitorioso e não encontrando adversários de idade nem próxima. Com a vitória em Americana se classificou para a final estadual do Jori, que ocorre em Sertãozinho de 18 a 22 de outubro.

Já a 24ª edição da Copa Masters de Natação foi realizada no Iate Clube de Brasília, reunindo mais de 300 competidores de todo o país, com 25 provas e organização da ABMN (Associação Brasileira Master de Natação). Além das marcas impressionantes de Sebastião Gomes dos Santos, houve outros 25 recordes brasileiros e 20 sulamericanos na competição nacional.

Comentários