Música Católica cresce no Brasil através de estilos como pop e o sertanejo

Além dos padres cantores, nomes como Alvaro e Daniel e Thiago Brado conquistam espaço na mídia nacional

O Brasil é o maior país católico do mundo. E isso se reflete no sucesso que a música católica faz no país. Milhares de cantores, bandas e corais compõem o cenário musical católico da chamada “Terra de Santa Cruz”. O maior país da América Latina, com cerca de 200 milhões de habitantes, possui uma diversidade que também se manifesta na música. Preparamos para você uma lista que demonstra bem essa variedade da música católica brasileira. 

Antes tínhamos como referencia os padres que começaram a propagar e unir mais a Igreja Católica com suas canções como Padre Marcelo Rossi, Padre Reginaldo Manzotti, Padre Fabio de Melo, Alessandro Campos, entre outros. Mas o cenário musical e a fatia de admiradores, seguidores e fiéis foi aumentando e sentia-se uma necessidade maior de cantores no segmento.

Alvaro e Daniel 

Um dos estilos em alta no Brasil, que movimenta milhões de reais anualmente, o sertanejo tem seu representante católico, Alvaro e Daniel, de Curitiba, começaram a carreira cantando o estilo chamado “Universitário” mas Daniel já frequentava as reuniões e missas do Padre Manzotti, quando recebeu o chamado para cantar louvores. Em conversa com seu parceiro de vida e de música Alvaro, decidiram que iam cantar clássicos sertanejos e louvores católicos. A mudança gerou grandes resultados na vida da dupla e desde então a agenda esta sempre comprometida com shows, louvores, retiros e participações em missas pelo Brasil. Alvaro e Daniel ficaram conhecidos nacionalmente, durante o casamento de Alvaro com Patricia, onde ele reuniu os amigos na sacristia da Igreja e preparou a surpresa de cantar “Aleluia” para os convidados.

O video bateu a marca de mais de 110 milhões de views nas redes sociais. Meses depois a dupla lançou o clipe oficial, percorrendo o Brasil e participando de programas de rádio e TV. Hoje Alvaro e Daniel trabalham os sucessos do CD “Memórias” com participações especiais das Galvão e do próprio Padre Reginaldo Manzotti. O CD traz clássicos como “A Barca” – Cezario Azurmendi, “Augusta Rainha” – Heber Campos, “Utopia” Padre Zezinho, “Rastros na Areia” – Maonelito Nunes, Mizael, josé Sperya, entre outros. 

Thiago Brado

Thiago Brado é outro destaque nas redes sociais e shows pelo Brasil. Nascido em Cianorte, interior do Paraná, aos 17 de agosto de 1990, Thiago de Oliveira da Silva demonstrou interesse pela música ainda no Colégio (aos 14 anos) ao assistir uma apresentação de um Conservatório Musical. Interesse que o fez buscar por aulas de guitarra, sempre apoiado por sua avó, que deu de presente sua primeira guitarra e um cubo para o desenvolvimento do estudo. Passados dois anos e tendo uma boa base no instrumento, foi “necessário” aprimorar o canto para acompanhar a melodia, por tanto, em seguida, aula de canto e aos poucos, pela força do Espírito Santo, foi sendo lapidado na medida e no tempo certo. Em 2007 conheceu a Renovação Carismática Católica, onde não parou mais de freqüentar aos grupos de Oração, tendo em seguida começado a cantar e tocar no mesmo, aprendendo aos poucos o sentido do canto, o modo como servir, como devolver a Deus o que havia recebido gratuitamente. Vendo a necessidade de concretizar seu chamado, após pedir, Deus concedeu-lhe um Nome “Artístico”: 

Com mais de 60 milhões de visualizações no Youtube (25 milhões só com “Minha Essência”) Brado tem viajado o país inteiro para evangelizar através da música.  Um recorde em se tratando de música católica.  Para se ter uma ideia, o único cantor católico que chegou a esse número foi o canadense Matt Maher, através da sua canção ‘Lord, I Need you’, um marco da Jornada Mundial da Juventude do Rio, em 2013.

Com isso o número de downloads em streaming das músicas católicas são grandes e disputam sempre as primeiras colocações com as musicas seculares, as vendas de CD´s e DVD´s também superam as expectativas e o fechamento de 2017 para artistas no segmento deve ser positivo. “Muito trabalho, amor, dedicação e compromisso com o púiblico e com Deus, estes são os ingredientes do nosso trabalho, acordamos bem antes do sol se levantar, cruzamos estradas Brasil afora, deixamos muitas vezes a familia e os amigos para atender um chamado e o resultado, são milhares de pessoas cantando e agradecendo a Deus. Esta é a maior vitória“, conclui Daniel, da dupla com Alvaro. 

Alvaro e Daniel “Aleluia” https://www.youtube.com/watch?v=HOxduEbffXE

Alvaro e Daniel ” Verdades do Tempo” https://www.youtube.com/watch?v=qyVwlwh2bAY

Thiago Brado “Minha Essência” 

www.alvaroedaniel.com.br

www.thiagobrado.com.br