19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Museu recebe lançamento do livro “Plenitude” e “Sarau, o Caminho da Saudade”

Compartilhe essa notícia!

Uma noite de música e poesia. O Museu da Imigração de Santa Bárbara d’Oeste recebe, no dia 27 de outubro, o lançamento do livro de poesias “Plenitude” da barbarense Lucy Lima, às 19h30, na Sala Antonio Duarte, e o “Sarau, o Caminho da Saudade”, às 20 horas, no Galpão do local. Ambos os eventos são gratuitos e abertos à população. O Museu da Imigração está localizado na Rua João Lino, 371, no Centro.

 

Livro

 

Este é o segundo livro de Lucy Lima, chamado “Plenitude”. O primeiro intitulado “Percepções” foi lançado em 2013 com uma coletânea de diversas poesias com temas diversos e escritos em diferentes épocas da vida da autora. A obra “Plenitude” conta com 49 poesias, 62 páginas, prefácio do escritor Gilmarinho, e é dedicada à sua família e amigos, em especialmente, aos seus dois filhos, Victor Henrique e João Pedro. A editora é a Virtual Books. O lançamento tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo. Os exemplares serão vendidos por R$ 15 no dia do lançamento.

 

Lucy pretende lançar um terceiro livro, no qual constam as poesias feitas por ela no decorrer de 20 anos, somando quase 400 poesias. “A experiência de lançar um livro é sempre muito gratificante. Agora acredito que a palavra que melhor resume o que estou sentindo com o lançamento de um segundo livro é o próprio título do mesmo. Espero que as pessoas ao mergulhar um pouquinho em suas palavras sintam-se também felizes e plenas, parando uns minutinhos para sentir e viajar com as palavras para o íntimo de cada um sentindo e vivendo ‘Plenitude’”, comentou a autora barbarense.

 

A autora se inspira em muitos escritores, sendo os poemas sobre escravatura de Castro Alves, divergências de Fernando Pessoa, estilo único de Clarice Lispector, o talento de Luís de Camões, o pessimismo de Álvares de Azevedo, o amor de Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade, além dos músicos, que também inspiraram com suas poesias cantadas: Renato Russo, Djavan e Oswaldo Montenegro.

 

Sarau

 

O “Sarau, o Caminho da Saudade” trará cinco apresentações com voz e violão, além de um recital de violão e workshop, comandadas pelos musicistas Juma Mattos (vocalista/produtora), Anerlindo Rodrigues (violonista) e Alemão Alto Astral (percussão).

 

A circulação do Sarau foi contemplada pelo edital do Conselho Municipal de Política Cultural. Uma apresentação do projeto já foi realizado, no começo deste mês, aos moradores do Cruzeiro do Sul.

 

No dia 18 de novembro, às 20 horas, haverá também o show no Centro Cultural “Edgard Tricânico D’Elboux”, no Conjunto Roberto Romano. As datas das demais apresentação serão definidas no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, Centro Cultural e Biblioteca “Professor Léo Sallum” e CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados).

 

O objetivo do projeto é manter viva a “roda de canções” em seus gêneros tradicionais como samba-canção, choros, valsas, sambas, marchas de rancho, cantigas de roda, canções folclóricas e marchinhas carnavalescas. As apresentações focam na preservação e valorização desta cultura, incentivando crianças, jovens, adultos e idosos a terem contato com esses estilos musicais que marcaram uma etapa importante da Música Popular Brasileira.

 

SERVIÇO

 

Quinta-feira, 27 de outubro

Às 19h30 – Lançamento do livro “Plenitude” (Lucy Lima)

Às 20 horas – “Sarau, o Caminho da Saudade” (Juma Mattos, Anerlindo Rodrigues e Alemão Alto Astral)

Museu da Imigração

Rua João Lino, 371, no Centro – Santa Bárbara d’Oeste – SP

Entrada franca

Informações: (19) 3455-5082

 

Foto: Eduardo Deffanti

 

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!