28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Museu da Imigração abre inscrições para oficinas gratuitas

Compartilhe essa notícia!

O Museu da Imigração abriu nesta quinta-feira (12) as inscrições para as oficinas gratuitas de desenho artístico, unhas artísticas, cartum e pintura em óleo sobre tela. As aulas iniciarão na segunda semana de fevereiro. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro no Museu da Imigração, localizado na Rua João Lino, nº 371, no Centro. O espaço cultural funciona de terça-feira a sábado, das 8 às 14 horas.

 

Confira as oficinas e seus dias e horários:
Desenho Artístico (professor Rodrigo Geraldo)

Terças-feiras, das 9 às 11 horas

Inscrições: acima de 10 anos (20 vagas)

 

Unhas Artísticas (professora Cris Caetano)

Quintas-feiras, das 9h30 às 11h30

Inscrições: acima de 13 anos (40 vagas)

 

Cartum (professor Rodrigo Geraldo)

Sextas-feiras, 9 às 11 horas

Inscrições: acima de 10 anos (20 vagas)

 

Pintura em óleo sobre tela (professora Elisabete Padovezi)

Sextas-feiras, 12 às 14 horas

Inscrições: acima de 13 anos (15 vagas)

 

Agenda 2017 – O Museu da Imigração abriu a Agenda de Exposições deste ano. Interessados em expor seus trabalhos gratuitamente na Sala Antonio Duarte devem procurar o espaço para agendamento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3455-5082.

 

Reforma – O Museu da Imigração contou no ano passado com obras de reforma e manutenção. O espaço cultural recebeu pintura da parte interna e externa, ferragens, novas portas e janelas e serviços de calçamento do pátio, preservando o prédio histórico. A reforma se fez necessária para a conservação do acervo histórico e manutenção do edifício inaugurado em 1.896.

 

História – O Museu foi fundado em 30 de janeiro de 1.988, a partir do acervo da Fraternidade Descendência Americana, organização da sociedade civil responsável por administrar o Cemitério dos Americanos. O espaço está instalado na antiga Casa de Câmara e Cadeia de Santa Bárbara d’Oeste, edifício inaugurado em 1896, projetado em estilo eclético pelo arquiteto francês Victor Dubugras. O local é equipado com biblioteca especializada e conta com um anexo dedicado à documentação do Município, o Centro de Memória de Santa Bárbara d’Oeste.

 

Seu acervo é composto por objetos diversos como indumentária, porcelanas, mobiliário, utensílios domésticos, material bélico, manuscritos, documentos, e outros pertencentes a personalidades de destaque na região, na maioria imigrantes que se estabeleceram na cidade na segunda metade do século XIX (famílias Dodson, MacKnight, Jones e Thatcher) e outros itens – como artefatos arqueológicos, fotografias, livros raros, documentos, jornais, revistas – que retratam o cotidiano da cidade e o estilo de vida da antiga sociedade barbarense.

 

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!