24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Murilo Salles e Marcus Mello analisam filme de Arnaldo Jabor em ‘Grandes Cenas’

DOCUMENTÁRIO ‘JOSÉ E PILAR’, SOBRE A VIDA DO ESCRITOR PORTUGUÊS JOSÉ SARAMAGO E DE SUA MULHER, ESTREIA NA QUINTA DO PENSAMENTO

Na Quarta de Cinema, 13, às 23h35, o Curta! exibe episódio inédito da série exclusiva “Grandes Cenas”, apresentada por Matheus Nachtergaele. Nele, o diretor de fotografia Murilo Salles e o crítico Marcus Mello conversam sobre a cena do filme “Eu Te Amo” (1981), de Arnaldo Jabor, em que a personagem Bárbara (Vera Fischer) rompe com o marido Paulo (Paulo César Peréio), um empresário obcecado pelas imagens que grava com uma câmera de vídeo para serem reproduzidas em aparelhos de TV. “Essa cena toda está construída para mostrar a virtualidade em que o Paulo vive, representada em monitores de televisão. Ele não consegue viver uma relação carnal e concreta com a sua esposa, nem mesmo em um momento crucial como uma separação”, destaca o crítico Marcus Mello.

Dirigido pelo português Miguel Gonçalves Mendes, o documentário “José e Pilar” estreia na Quinta do Pensamento, 14, às 21h40. O filme conta o dia a dia do escritor José Saramago ao lado sua mulher Pilar del Rio, enquanto ele termina o livro “A viagem do elefante” em sua casa na Espanha. Com imagens caseiras, a produção faz uma imersão na vida do casal e mostra os detalhes da vida a dois.

Na Segunda da Música, 11, às 21h40, o documentário “Raul – O Início, o Fim e o Meio”, de Evaldo Mocarzel, Walter Carvalho e Leonardo Gudel, revela a trajetória da lenda do Rock. Por meio de imagens raras de arquivo, encontro com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos, o filme traz detalhes da trajetória do Maluco Beleza desde a infância até a morte precoce aos 44 anos de idade.

Em “Caçadores da Alma”, na Terça das Artes, 12, às 23h30, um episódio inédito sobre fotógrafos de que se dedicam a retratar pessoas e as suas mais variadas identidades. Em “Identidade”, o cineasta Silvio Tendler mostra o trabalho dos profissionais que fazem uso da fotografia para se aproximar das histórias de anônimos e famosos. ”Caçadores da Alma” é uma série exclusiva do Curta! produzida pela Caliban Produções, com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual. Ao longo de 13 episódios, a série investiga as paixões que movem os cliques de fotógrafos de variadas correntes artísticas ao redor do mundo.

A faixa “A Vida é Curta”, na Quarta de Cinema, 13, às 20h, traz compositores como tema. Abrindo a sessão especial, o curta “Diário de um Compositor em Viagem”, de Jayme Monjardim, estreia no Curta! e acompanha a rotina do compositor Alexandre Guerra no processo de gravação da trilha de um filme, realizada nas cidades de Budapeste e Paris. Na sequência, “Tim Maia”, de Flávio Tambellini, retrata a vida do cantor de forma particular, com shows e entrevistas de diferentes fases da carreira do pai da música soul brasileira. Para encerrar a faixa, “Brasil”, de Rogério Sganzerla, registra os bastidores da gravação do disco Brasil, de João Gilberto, de 1981, com a presença de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia no estúdio.

Na Sexta da Sociedade, 15, às 23h30, chega ao fim a série exclusiva “Retornados”. No episódio “Reencontros”, os diretores Maria Pereira e Simplício Neto apresentam o desejo de nigerianos e brasileiros de conhecerem as famílias que estão separadas pelo Oceano Atântico. A produção mostra o reencontro entre parentes brasileiros e nigerianos das famílias Rocha e Banboshe Martins por meio da internet. O contato com os brasileiros faz com que os nigerianos reconstituam sua brasilidade ao mesmo tempo em que o a troca com os nigerianos, faz com que os brasileiros se sintam mais perto das suas origens.

 SEGUNDA DA MÚSICA

Raul – O Início, o Fim e o Meio (Documentário)

Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao Rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos, a trajetória da lenda do Rock. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock´n roll, amor livre, Sociedade Alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.  

 

 

Diretores: Evaldo Mocarzel,Leonardo Gudel e Walter Carvalho 

Duração: 128 min

Exibição: 11 de setembro, segunda-feira, às 21h40.

Classificação: Livre.

Horários alternativos:

Dia 12 de setembro, terça-feira, às 1h40 e às 15h40;

Dia 06 de setembro, quarta-feira, às 9h40;

Dia 09 de setembro, sábado, 10h40.

PROMO – Duração 1’30’’:  https://www.youtube.com/watch?v=u6ob5VWSDoA

TERÇA DAS ARTES

Caçadores da Alma (Série)

Caçadores da Alma celebra a multiplicidade da fotografia. Diversos sotaques, culturas, paisagens, temas e formas de abordagem da realidade marcam a produção dirigida pelo cineasta Silvio Tendler e exibida pelo canal Curta!  São mais de 150 entrevistas com artistas de cerca de 20 países que falam sobre as tensões e conexões do ato de fotografar. Em estúdios, em galerias e nas ruas eles marcam o mundo contemporâneo com seus múltiplos olhares, linguagens, vocações e motivações. Fotógrafos consagrados e jovens talentos relembram trabalhos emblemáticos e mostram ensaios recentes. Martin Paar, Christinne Spengler, Fouad El Koury, Martha Cooper, Anne Abtibol, Evandro Teixeira, Walter Carvalho, Bob Wolfenson, J.R. Duran, Walter Firmo, Custódio Coimbra, Antonio Scorza, Cláudia Andujar, Cássio Vasconcellos, Claudia Jaguaribe, Vilma Slomp, João Roberto Ripper, Nair Benedicto, Orlando Azevedo, Adenor Gondin, Ana Carolina Fernandes, AF Rodrigues, Ratão Diniz, Luiz Baltar, Victor Dragonetti, entre tantos outros caçadores da alma participam da série.

Episódio inédito – Identidade

Neste episódio focamos na diversidade do ser humano: a fotografia que tem cor, cheiro, personalidade e identidade cultural. Na troca de uma foto posada de estúdio ou no flagrante “roubado” nas ruas, a riqueza do trabalho daqueles que gostam de usar a fotografia para se aproximar das histórias das pessoas. São instantes que revelam a alma de anônimos, políticos, artistas. Também mostramos o trabalho de fotógrafos que se dedicam a clicar a pluralidade de temas que compõem a nossa identidade mas precisam de reconhecimento, como mulheres que lutam contra o assédio, famílias LGBT, comunidades de travestis e a vida dos moradores de periferias mostradas por fotógrafos populares.  

Diretor: Silvio Tendler

Duração: 26 min

Estreia: 12 de setembro, terça-feira, às 23h30.

Classificação: Livre.

Horários alternativos:

Dia 13 de setembro, quarta-feira, às 3h30 e às 17h30;

Dia 14 de setembro, quinta-feira, 11h30;

Dia 16 de setembro, sábado, 20h45.

PROMO – Duração 1’: https://www.youtube.com/watch?v=n9nqpuy-DXc

QUARTA DE CINEMA

“A Vida é Curta” exibe produções de grandes compositores da música brasileira, com estreia de “Diário de um Compositor em Viagem”

Nessa quarta-feira, o Curta! apresenta três filmes que abordam registros da vida e obra de compositores brasileiros. São eles: “Diário de um Compositor em Viagem”, “Tim Maia” e “Brasil”. Estreando no canal, o curta “Diário de um Compositor em Viagem”, de Jayme Monjardim, acompanha a rotina do compositor Alexandre Guerra no processo de gravação da trilha de um filme, realizada nas cidades de Budapeste e Paris. Em seguida, “Tim Maia” de Flávio Tambellini, registra uma fase de sucesso do cantor. Entre uma canção e outra, Tim fala sobre a carreira, os amores e a vida. Para finalizar, o curta “Brasil”, de Rogério Sganzerla, registra os bastidores da gravação do disco Brasil, de João Gilberto, de 1981, com a presença de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia no estúdio.

Exibição: 13 de setembro, quarta-feira, às 20h.

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 14 de setembro, quinta-feira, às 00h e às 14h;

Dia 15 de setembro, sexta-feira, às 8h;

Dia 16 de setembro, sábado, às 14h.

PROMO – Duração 1’:  https://www.youtube.com/watch?v=PserUfJopiY

 

Grandes Cenas (Série)

Uma grande cena é aquela que não se define apenas na relação com as demais. Uma grande cena é aquela que contém em si um filme à parte, um universo à parte, capaz de alterar nossa sensibilidade e perdurar na nossa memória. Com o objetivo de resgatar o apreço por essa unidade fundamental que é a cena, a série Grandes Cenas busca analisar cenas memoráveis do cinema brasileiro. 

Episódio inédito – Eu Te Amo

O diretor de fotografia Murilo Salles e o crítico Marcus Mello problematizam a cena da despedida de Bárbara em Eu Te Amo (1981), de Arnaldo Jabor, uma antecipação quase profética do virtual tomando conta das relações afetivas.  

Diretores: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno 

Duração: 16 min

Estreia: 13 de setembro, quarta-feira, às 23h35.

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 14 de setembro, quinta-feira, às 3h35 e às 17h35;

Dia 15 de setembro, sexta-feira, às 11h35;

Dia 16 de setembro, sábado, às 21h15.

PROMO – Duração 1’: https://www.youtube.com/watch?v=tIciV90cy-o

 

A Linguagem do Cinema (Série)

A linguagem do cinema – coletânea de vídeos que documentam os processos de criação de 10 cineastas brasileiros – é uma realização da Riofilme e do cineasta Geraldo Sarno. Dedicado às questões das formas de expressão cinematográfica esta coletânea dá início a uma série que será uma introdução à linguagem cinematográfica. Está dirigida ao público em geral que, no seu cotidiano, lida de maneira crescente com a linguagem audiovisual, e também a estudantes e professores universitários, principalmente os dos cursos de cinema e comunicação.

Episódio inédito – Ana Carolina no país do cinema

Este programa revela a relação absoluta e visceral de Ana Carolina com a expressão cinematográfica. As imagens cinematográficas, de certa forma, podem ser o espelho da alma, o reflexo de uma maneira de ser que não teria nenhuma outra forma de exprimir-se se não fosse por meio do cinema.  

Estreia: 13 de setembro, quarta-feira, às 21h.

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 14 de setembro, quinta-feira, às 1h e às 15h;

Dia 15 de setembro, sexta-feira, às 9h;

Dia 18 de setembro, segunda-feira, às 00h.

PROMO – Duração 1’:  https://www.youtube.com/watch?v=jXAfkRKhSMg

QUINTA DO PENSAMENTO

José e Pilar (documentário)

Relato sobre a vida do grande escritor português José Saramago e sua mulher Pilar del Rio, enquanto ele termina um de seus livros em sua casa na Espanha. O cotidiano simples e amoroso do casal é retratado de forma singela e direta.

Diretor: Miguel Gonçalves Mendes

Duração: 129 min

Estreia: 14 de setembro, quinta-feira, às 21h40.

Classificação: Livre.

Horários alternativos:

Dia 15 de setembro, sexta-feira, às 1h40 e às 15h40;

Dia 16 de setembro, sábado, 21h40;

Dia 17 de setembro, domingo, 9h40.

PROMO – Duração 1’:  https://www.youtube.com/watch?v=fghz18j_RIk

SEXTA DA SOCIEDADE

Retornados (Série)

África, costa ocidental, século XIX: milhares de escravos africanos libertos regressam do Brasil às suas terras de origem. Com eles, o cozido, a burrinha, a língua portuguesa e outras brasilidades se espalham pela costa ocidental africana, dando origem ao grupo conhecido como retornados ou agudás. Na série Retornados, veremos como os descendentes desse grupo experimentam hoje, em Gana, Togo, Benin e Nigéria, as heranças culturais brasileiras. Conheceremos também a história de retornados que desempenharam papel importante na formação das sociedades brasileira e africana, e os laços ainda cultivados por famílias separadas pelo Atlântico. 

Episódio inédito – Reencontro

No último episódio da série, as famílias Rocha e Banboshe Martins se reencontram através da troca de mensagens entre parentes brasileiros e nigerianos.  

Diretores: Maria Pereira e Simplício Neto

Duração: 30 min

Estreia: 15 de setembro, sexta-feira, às 23h30.

Classificação: Livre.

Horários alternativos:

Dia 16 de setembro, sábado, às 3h30 e às 19h30;

Dia 18 de setembro, segunda-feira, 17h30;

Dia 19 de setembro, terça-feira, 11h30.

 

Sobre o Curta!

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH – antiga GVT) e 552 (DTH – Vivo). Siga as redes do canal nos endereços: www.facebook.com/CanalCurta, twitter.com/CanalCurta e www.youtube.com/user/canalcurta.

Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br