RMC

Município de Artur Nogueira ganha Prêmio “Sua Gota faz a Diferença” do Consórcio PCJ como melhor projeto de Educação Ambiental de 2018

Também foram entregues 3 Menções Honrosas para os municípios de Cordeirópolis, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste no Seminário de Avaliação do projeto

 

O Consórcio PCJ realizou na última quarta-feira, dia 21 de novembro, o Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água, no Museu da Água, em Indaiatuba. O Prêmio “Sua Gota faz a Diferença” para o melhor Destaque do ano foi concedido ao município de Artur Nogueira, com o vídeo “Ecoturismo Município em Ação”. Ainda foram distribuídas 3 menções honrosas para os municípios de Cordeirópolis, com o vídeo “Sensações para toda a vida”, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste, com o vídeo “Programa Bacia Caipira 2018”.

 

A equipe participante do Projeto Gota d’Água de Artur Nogueira enalteceu o suporte do Consórcio PCJ para a execução das atividades de educação ambiental no município como uma das justificativas para o reconhecimento com a premiação. “O Consórcio PCJ proporcionou capacitações, a equipe deu muito respaldo a todo o nosso trabalho, são parceiros, a gente sente que é um trabalho em família”, comentou após a premiação a representante da Secretaria de Educação de Artur Nogueira, Inês Bombo.

 

Também foram entregues os certificados para os Destaques do Ano de 2018 aos municípios de Cosmópolis, Jaguariúna, Limeira, Louveira, além de Artur Nogueira. O seminário contou com a participação de 60 pessoas. A escolha do melhor projeto do ano foi feita por uma banca composta pelos jurados: Cristiano Krepsky do Departamento Técnico-científico da Fundação José Pedro de Oliveira – Mata de Santa Genebra; Fernando Vernier, Secretário Executivo do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau; e Juan Piva, Jornalista e assessor de comunicação, responsável pela publicação do Jornal + Notícias Ambientais.

 

Os vídeos de todos os municípios finalistas e que receberam “Menção Honrosa” estão disponíveis no facebook do Consórcio PCJ e em breve serão adicionados à videoteca da Biblioteca Digital do site da entidade em www.agua.org.br.

 

No total, 30 municípios participaram do Projeto Gota d’Água em 2018 e destes, 18 se inscreveram na premiação e encaminharam o vídeo com a apresentação das atividades desenvolvidas no ano. Os cinco destaques desse ano puderam fazer breve apresentação sobre o trabalho realizado e como foram feitas as filmagens e a produção do vídeo para os membros da banca.

 

Confira abaixo os Melhores Projetos de Educação Ambiental de 2018 nas Bacias PCJ:

 

  • Prêmio Sua Gota faz a Diferença:
    Artur Nogueira, com o vídeo “Ecoturismo Município em Ação”.
  • Destaques do Ano:
    Cosmópolis, com o vídeo “Pontos Turísticos de Cosmópolis”;
    Jaguariúna, com o vídeo “Projeto Gota d’Água Jaguariúna”;
    Limeira, com o vídeo “Viva Marieza”; e
    Louveira, com o vídeo “Projeto Gota d’Água”.
    Menções Honrosas:
    Cordeirópolis, com o vídeo “Sensações para toda a vida”;
    Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste pelo vídeo “Programa Bacia Caipira 2018”.

 

Sobre o Projeto Gota d’Água
O Projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias PCJ, foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e passou a fazer parte do “Projeto Gota D’Água: #PreserveCadaGota”, a partir de 2015. A iniciativa pretende intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorre na prática. Em 2016, mais de 232 mil pessoas foram atendidas pelo projeto.

Este ano as capacitações tiveram como tema o Ecoturismo, e abordaram a importância da atividade para a preservação ambiental e geração de renda na região. A expectativa é que 200 mil alunos dos municípios associados tenham participado do Projeto.

Sobre o Consórcio PCJ:

O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 42 municípios e 27 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: O Conselho Munidial da Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob).

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br