28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Movimento RenovaSBO, liderado por jovens, quer renovar a política em Santa Bárbara d´Oeste

Compartilhe essa notícia!

Motivados em restaurar a ética e transparência no setor público, foi lançado em Santa Bárbara d’Oeste, um manifesto liderado por jovens, empreendedores e empresários da cidade que visam a oxigenação na política, acelerar a criação de novas lideranças e a busca de novas formas de facilitar o acesso do cidadão comum à política.

“Se a sociedade que se diz enojada de todo esse processo de corrupção votar nos mesmos personagens, a responsabilidade será dela. O RenovaSBO nasce por meio dessa necessidade de mobilizar e engajar o cidadão comum a participar da política municipal, além de pressionar os políticos locais a atender as demandas populares não só às vésperas das eleições”, sintetiza Felipe Corá, jovem fundador do movimento RenovaSBO.

O movimento irá conduzir o manifesto através de uma plataforma de discussão por meio das redes sociais para debater ideias e projetos em prol da renovação política barbarense, além de cobrar transparência, monitorar os polítcos locais e mobilizar outros cidadãos em torno da crença de que polìtica não se faz apenas por meio do voto.

O empresário do mercado de Seguros, Raphael Branco de Azevedo, apoiador do movimento, considera que a transparência é a contrapartida mínima que os governantes devem oferecer, já que estão sendo vistos como os principais atores da corrupção nos ùltimos anos, as pessoas precisam saber de fato de que forma o dinheiro público é usado. Acredita que para mudar esse quadro exige novas formas de atuação, capazes de vencer a inércia e o ceticismo que abala parte da sociedade.

O jovem fundador do movimento, afirma que entre o prometido e o executado há um trajeto de quatro anos e a falta de uma plataforma para monitorar as ações dos políticos.

“A ideia é não apenas  resgatar a confiança, mas também impedir que a política seja um reduto permanente dos mesmos nomes e grupos de interesse,” diz Corá. “Sabemos que na prática, mudanças políticas requerem tempo para se consolidar, mas é preciso dar o primeiro passo e superar a intolerância que vem se intensificando, os problemas da democracia só serão resolvidos com mais democracia.”

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!