29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Mostra de inverno “A Caminho da Primavera” começa nesta quinta

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, abre nesta quinta-feira (24) a Mostra de Inverno “A Caminho da Primavera”, evento que tem o objetivo de promover a música no município. A programação se estende até o sábado (26) gratuitamente ao público, com intercâmbio de corporações musicais e corais convidados que se apresentarão no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, localizado a Rua João XXIII, 61 Centro.

 

No primeiro dia de apresentações, o Coral do Clube das Avencas, clube que conta com 200 integrantes e formado por profissionais aposentados ligados à educação, subirá ao palco às 19h30. Posteriormente, às 20 horas, se apresenta a Banda Municipal “Maestro Gaspar Ricardo Sarti” de Cosmópolis. O maestro Dailton Cezar Lopes, regente do grupo, trará trilhas animadas dos desenhos Pica-Pau, Chaves e Popeye, Marchas Juninas, Suite da Ópera Carmen, Queen in Concert, Pixinguinha, Adoniran Barbosa e Luiz Gonzaga, entre outros.

 

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste, Eide Froner, a Mostra de Inverno “A Caminho da Primavera” passou a integrar o calendário oficial de eventos do município. “Esse evento é mais uma novidade no calendário da Administração do prefeito Denis Andia. Já tivemos o Rock Fest em março e em agosto será a vez da Festa do Sapezeiro”, disse. “Esta é mais uma oportunidade para a população apreciar a boa música. Todos estão convidados para essa grande festa”, acrescentou.

 

Confira os demais dias da programação oficial:

 

Dia 25 (sexta-feira)

 

– Coral do Centro Cultural Profº Léo Sallum – Projeto “Fazendo Arte, Construindo Cidadãos” e Canto Coral do Projeto Guri – Polo Santa Bárbara d’Oeste (Regência Gerson Ildefonso Martins) – 19h30

 

– Orquestra Filarmônica de Nova Odessa (Regência Fernando Ortiz de Villate) – 20 horas

Buscando a concretização do anseio de várias gerações, nasceu o projeto Filarmônica de Nova Odessa, no Parque Klavin, em 2012. Atualmente os ensaios são realizados no saguão da prefeitura. Eles buscam valorizar os músicos da cidade e região, fazendo parte deste grande projeto, a fundação de uma escola de música municipal, abrangendo os aspectos social, educacional e ingresso dos alunos na carreira musical.

 

Dia 26 (sábado)

 

Ópera Curta “Madame Buterfly” – São Paulo – 20 horas

O programa Ópera Curta, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, o espetáculo “Madame Butterfly- a ópera contada e cantada” baseado na obra de Giacomo Puccini “Madama Butterfly” que integra a temporada 2014 de circulação de espetáculos, em versões adaptadas de títulos famosos, para municípios do interior e litoral de São Paulo. Com o intuito de aproximar os espectadores do universo da ópera, todas as apresentações são gratuitas.

 

A Ópera Curta contempla a criação de espetáculos baseados em óperas famosas, cujo conteúdo é um texto teatral que aborda uma visão pouco convencional do libreto – texto dramatúrgico da ópera – baseada na história original. A série tem toda a história contada, mas mantém a linha mestra da ópera original com as principais árias e duetos sendo cantados na língua original, com legendas em português, cenários, figurinos e iluminação. Para essa temporada, o projeto completará apresentações em 170 cidades do Estado, com público estimado em mais de 100 mil espectadores.

 

Nesta montagem, a Cia de Ópera Curta apresenta os principais trechos musicais da ópera, ligados por um texto de teatro. A direção artística do espetáculo é assinada por Cleber Papa e Rosana Caramaschi. O responsável pela direção musical, assim como pela adaptação das partituras originais é o maestro convidado Branco Bernardes com a supervisão musical do maestro Luís Gustavo Petri.

 

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!