28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Modelo de EcoPonto de Nova Odessa será implantado em cidades que integram Consimares

Compartilhe essa notícia!

Municípios participantes do consórcio aprovaram projeto em reunião realizada nesta quarta-feira

 

O sistema diferenciado de gestão e eficiência do EcoPonto de Nova Odessa fez com que o projeto fosse escolhido para ser implantado em outras cidades da região. Nesta quarta-feira, dia 12, integrantes do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) aprovaram a implantação de ecopontos nos sete municípios participantes.

 

A reunião do Consimares foi realizada no gabinete do prefeito de Nova Odessa Benjamim Bill Vieira de Souza, que também preside o consórcio. O encontro contou com presença dos prefeitos de Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Capivari, Denis Andia, Cristina Carrara e Rodrigo Abdala Proença, respectivamente, e também do vice-prefeito de Elias Fausto, Joaquim Campos Bicudo, do secretário de Meio Ambiente de Monte Mor, Miguel Padilha, e de Sunne Teixeira dos Santos, representando Hortolândia.

 

Durante o encontro, Bill destacou a importância do EcoPonto e ressaltou que o sistema existente em Nova Odessa destaca-se pelo uso de caçambas e bags, que evitam que os resíduos sejam depositados no chão. A área também fica cercada por alambrados e conta com fiscalização.

 

Além disso, no EcoPonto instalado no Jardim Monte das Oliveiras existe a possibilidade de retirada de material em condições de uso e todas as pessoas – tanto as que depositam materiais quanto as que retiram – são cadastradas. “É um sistema diferenciado e fico feliz em ver que deu certo em nossa cidade. A população tem utilizado bem o espaço e nos ajudando a manter nosso município mais limpo e, claro, a preservar o meio ambiente”, afirmou.

 

Recentemente, o diretor-presidente da Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), Carlos Roberto Vieira da Silva Filho, visitou o EcoPonto em Nova Odessa e destacou o sistema utilizado. “Fiquei impressionado com a organização do local. EcoPonto semelhante a este eu vi em uma visita à Holanda”, afirmou, na ocasião.

 

Superintendente do Consimares, Valdemir Aparecido Ravagnani destacou que mensalmente são depositados cerca de 700 toneladas de materiais – entre recicláveis, resíduos de construção, podas e galhos, entre outros – no EcoPonto novaodessense. “Este projeto conta com um fluxo intenso de movimentação, o que prova que é preciso os municípios terem um local adequado para descarte de seus resíduos”, disse.

 

Ravagnani afirmou que, a partir da aprovação da implantação dos ecopontos, o consórcio fará estudos – que devem durar 90 dias – nas cidades integrantes para verificar os investimentos necessários. A expectativa é que cada município destine uma área de aproximadamente 1,5 mil metros quadrados para implantação do projeto.

 

Algumas cidades já têm ecopontos, inclusive os de Hortolândia e Santa Bárbara d’Oeste são similares ao projeto de Nova Odessa, mas é importante ampliar estas ações. Com esta iniciativa estamos oferecendo aos moradores cidadania. Estamos dando as ferramentas para que cumpram com seu papel de destinar corretamente os resíduos sólidos”, afirmou.

 

LIXEIRAS – Durante a reunião os sete municípios que integram o Consimares também aprovaram a instalação de novas lixeiras e papeleiras nas cidades. Ao todo serão implantados 962 equipamentos. “Este é mais um investimento que o consórcio fará e que tem ligação direta com a educação ambiental e com o combate à poluição”, explicou Ravagnani.

 

 

Foto: Osnei Réstio

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!