Moda de Rock, com Ricardo Vignini e Zé Helder, abre “Música na Estação” 2016


Moda de Rock II traz, para o palco da Estação Cultural, versões instrumentais de clássicos do rock adaptados para a viola caipira.

O palco Armazém da Estação Cultural, espaço plural da Fundação Romi, recebe os violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder para abrir a edição 2016 do Música na Estação, dia 19 de fevereiro, sexta-feira, às 20h. Em 2015 várias atrações culturais e muita diversidade musical ocuparam o palco. Para dar início às apresentações deste ano, os músicos trazem o show de lançamento do álbum Moda Rock II. A entrada é franca.

Seguindo a mesma fórmula do primeiro CD, Moda de Rock II tem versões instrumentais de clássicos do rock adaptados para a viola caipira. Nesse novo trabalho estão bandas como Black Sabath (em versão xamamé, com o convidado especial Adriano Magoo no acordeon), Metallica, Iron Maiden, Pink Floyd, Sepultura e novidades como Queen, Dire Straits e Slayer e Ramones.

Quase 5 anos após o lançamento do CD Moda de Rock & Viola Extrema, a dupla contabiliza mais de 300 shows, um DVD com as participações dos guitarristas Pepeu Gomes e Kiko Loureiro e do tradicional grupo Os Favoritos da Catira. A dupla também já se apresentou com os guitarristas Andreas Kisser (Sepultura), Lúcio Maia (Nação Zumbi) e Renato Teixeira. Um projeto que nasceu quase como uma brincadeira para mostrar aos alunos o potencial da viola (Ricardo e Zé atuam também como professores do instrumento) tornou-se grande, com apresentações em todo Brasil, EUA e Argentina. A viola chegou para o público do rock pisando em palcos até então inéditos para esse instrumento. Além da demanda de shows, outros projetos paralelos motivaram a demora em lançar o novo CD. Nesse meio tempo, os violeiros lançaram o CD “Matuto Moderno 5” em 2012.

O CD Moda de Rock II recebeu o prêmio ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo para a produção do disco e circulação pelo estado. Em 2016 a dupla pretende voltar em todos os lugares, onde se apresentaram com o primeiro álbum, e realizar uma turnê ainda maior que a primeira começando em Janeiro, já com algumas dezenas de apresentações.

Ricardo Vignini & Zé Helder 
Em 2007, dois violeiros nascidos em 1973 e membros da banda Matuto Moderno, se juntaram para tocar e adaptar clássicos do rock para viola caipira. A ideia inicial de Ricardo Vignini e Zé Helder era mostrar a potencialidade do instrumento para seus alunos e reviver a trilha sonora da adolescência. O lançamento do CD Moda de Rock – Viola Extrema em 2011 se tornou um sucesso de mídia, vendas e de shows, realizados em todas regiões do Brasil, Argentina e nos EUA. No espírito da viola caipira, In the Flesh do Pink Floyd se tornou uma singela valsinha, Aces High do Iron Maiden e Master of Puppets do Metallica ganharam uma levada de pagode de viola.

Comentários