28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Especialista esclarece os mitos e verdades sobre a lente de contato dental

Compartilhe essa notícia!

Opção para quem deseja um sorriso perfeito, as lentes de contato dentais ainda estão cercadas de dúvidas de pacientes

 

A busca por procedimentos odontológicos estéticos cresceu nos últimos anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), a procura aumentou cerca de 300% entre 2014 e 2015. Um dos procedimentos que mais se destaca na lista é a lente de contato dental. Por conta da massiva influência de celebridades que aderiram à intervenção, especialista alerta sobre o uso correto desse novo recurso odontológico, com o objetivo de evitar problemas sérios no futuro.

 

Para o oral designer, Telmo Santos, que também atua como CEO da O’don Dental Care em parceria com o mestre e especialista em implantodontia Felipe Araújo, a necessidade de consultar um profissional capacitado é de extrema importância, pois, assim como as lentes podem contribuir para a saúde e aparência dos dentes, elas também podem ser prejudiciais à dentição quando colocadas de forma incorreta ou feitas com produtos de má qualidade. “As lentes de contato dentais são indicadas para corrigir o tamanho, a forma ou a posição dos dentes, além de proporcionar a melhora na tonalidade dos mesmos. Para que o procedimento tenha um resultado satisfatório, é necessário a avaliação do profissional, pois, em alguns casos, existe a necessidade de outras intervenções.

 

Ademais, o uso de produtos de qualidade é fundamental para o sucesso do tratamento”, aconselha.

Febre entre os famosos, as lentes de contato dentais estiveram em evidência nos últimos meses devido a declaração da cantora Simaria, que afirmou ter ficado com a arcada dentária comprometida depois colocar as lentes “com a pessoa errada”. Para esclarecer as principais dúvidas que cercam o procedimento, Telmo Santos aponta o que é mito e o que realmente é verdade sobre as lentes.

 

  • As lentes de contato dentais desgastam muito os dentes.

MITO. Ao contrário das facetas, o desgaste é mínimo, pois, as lâminas são extremamente finas.

  • Pode corrigir dentes lascados.

VERDADE. Sim, é possível corrigir pequenas fraturas e desgastes. Inclusive, é um dos usos mais comuns para as lentes.

  • Não há contraindicação.

MITO. Pacientes com má oclusão dos dentes; que apertam ou rangem; possuem dentes muito escurecidos; e que tem muitas restaurações, não são recomendados a usar as lentes. O indicado é tratar o problema primeiro ou optar por outro procedimento.

  • As lentes de contato podem auxiliar no tratamento de dentes separados.

VERDADE. As lentes podem ser usadas para aumentar a largura e/ou altura dos dentes, o que faz com que o espaço desapareça. No entanto, em casos de espaços muito grandes é necessário o uso de aparelho ortodôntico.

  • É uma solução para clarear dentes escurecidos.

MITO. Elas podem ser usadas para corrigir manchas leves e moderadas. Para dentes muito escuros, é indicado que o paciente passe por um clareamento primeiro.

  • A higiene bucal é mantida, sem precisar de nenhuma alteração.

MITO. Aconselhamos ao paciente redobrar os cuidados com a higiene bucal, pois, o acúmulo de bactérias pode ocorrer com maior facilidade quando as lentes dentais estão mal adaptadas. Esse tipo de situação é muito comum, porque as vezes o profissional não tem o menor embasamento sobre o processo de cimentação das lentes. Então quando os excessos de cimento são deixados nos dentes após o procedimento, podem causar irritação gengival e formação de placa bacteriana.

  • O procedimento pode ser realizado em um único dia.

VERDADE. A colocação das lentes de contato dentais pode ser feita em apenas um dia. A agilidade do tratamento irá depender de um profissional capacitado e de seus equipamentos. Hoje em dia, com o uso de câmera intraoral, fresadoras e impressoras 3D e de softwares, o paciente pode sair do consultório com o sorriso totalmente repaginado.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!