Ministério da Saúde encerra programa “Farmácia Popular”

O Ministério da Saúde anunciou o encerramento do programa “Farmácia Popular”. Em ofício enviado ao Município ficou determinado o fim do repasse de manutenção e a desativação das unidades com sede própria do programa em todo o País até o final deste mês.

Entretanto devido ao iminente fim dos estoques, a unidade de Santa Bárbara d’Oeste encerrará o atendimento no dia 21 de julho.

A população que necessita dos medicamentos acessíveis junto ao programa deverão utilizar as farmácias particulares que contam com o programa “Aqui tem Farmácia Popular”, também do Governo Federal, e unidades de saúde próximas às suas residências.

A Secretaria de Saúde informa que a rede municipal encontra-se abastecida em relação aos medicamentos que compõe a padronização municipal. Porém, os repasses do Governo Federal não são suficientes para a manutenção de todos os medicamentos elencados no Programa Farmácia Popular do Brasil. Diante disso, o Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde vem se estruturando para absorver essa mudança, pois estima-se um aumento na demanda de algumas medicações distribuídas no município.

Segundo o Ministério da Saúde, o fim do financiamento do programa tem relação com a nova política de distribuição de verbas para medicamentos, que de acordo com o órgão, serão melhores aproveitadas com compra de remédios e distribuição em Unidades Básicas de Saúde.