19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Ministério atrasa envio de vacinas e campanha antirrábica é suspensa em Nova Odessa

Compartilhe essa notícia!

Vacinação de animais na área urbana teria início em novembro

 

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa, através do setor de Zoonoses, suspendeu por tempo indeterminado a campanha de vacinação antirrábica na área urbana da cidade. A imunização de cães e gatos estava prevista para ter início na próxima semana, no entanto, o Ministério da Saúde ainda não disponibilizou as vacinas. O órgão federal também não informou quando o material será enviado.

 

Veterinária e responsável pelo setor de Zoonoses, Paula Faciulli disse que o município depende do envio do Ministério para realização da Campanha. “Fomos informados em uma reunião há alguns dias que o processo de aquisição das vacinas estaria em andamento e que não havia previsão de entrega no Estado de São Paulo. Com isso, infelizmente, essa ação fica inviabilizada na cidade”, afirmou.

 

A veterinária relatou ainda que a realização da campanha demanda de um planejamento estratégico, já que são realizadas ações em toda cidade em postos fixos e volantes e que é preciso programação dos agentes envolvidos. Segundo Paula, a expectativa era imunizar cerca de 10 mil cães e gatos na área urbana.

 

Ela ressaltou que em reunião na Diretoria Regional de Saúde VII, os 42 municípios que integram o grupo redigiram um documento em que propõem o estabelecimento de um novo cronograma de imunização para 2016.

 

Secretário de Saúde, Sérgio Molina lamentou o cancelamento no envio das vacinas. “A vacinação antirrábica é de extrema importância e infelizmente dependemos do apoio do Ministério da Saúde para realizá-la. O Município não tem como arcar com as doses de vacina, que são muito caras e não nos restou alternativa a não ser suspender a campanha”, disse. “Seguimos acompanhando o caso e vamos insistir para que estas doses sejam enviadas o mais breve possível”, complementou.

 

PARCIAL – O secretário destacou que em agosto deste ano o setor de Zoonoses já havia realizado a vacinação dos animais na área rural. “Conseguimos imunizar cerca de 1,5 mil cães e gatos dos bairros de chácaras com doses que já tínhamos no setor, mas esta campanha não pode ficar restrita a esses locais”, disse.

 

A vacina antirrábica tem como objetivo imunizar cães e gatos contra o vírus da raiva. Os cães e gatos devem ser vacinados a partir dos três meses, pois esta é a única forma de evitar a contaminação com o vírus, que é transmitido pela mordida de animais infectados.

 

Foto: Osnei Réstio

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!