28 de março de 2024

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MINI Cabrio: 25 anos de história para chegar ao Salão de SP

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Primeiro MINI com carroceria conversível foi lançado em 1993; ? Versão icônica ressurgiu em 2004, após a marca britânica ser incorporada ao BMW Group

 

O ano de 2018 celebra um marco importante na história da MINI: o 25º aniversário de comercialização do primeiro MINI Cabrio, ocorrida no Reino Unido, em 1993. O primeiro MINI com carroceria conversível, denominado Rover Mini Cabriolet, foi lançado no mercado britânico em junho de 1993, influenciado pelo sucesso obtido por uma versão exclusiva criada pela empresa alemã Lamm Autohaus, 2 anos antes, e batizada de Mini Lamm Cabriolet. A Lamm Autohaus removeu o teto do veículo e promoveu a venda de 75 exemplares do modelo modificado na terra de Sua Majestade. O sucesso foi instantâneo e todas as unidades do Mini conversível foram vendidas imediatamente alçando o Cabriolet ao status de um dos mais raros Minis já produzidos.

 

Com a alta procura e a consequente exclusividade, por ocasião de seu lançamento, em 1993, o Mini Cabriolet custava quase o dobro do valor de um Mini Clássico. A nova versão foi disponibilizada em duas combinações de cores: Caribbean Blue (azul), com teto removível cinza, e Nightfire Red, com teto também em vermelho. O modelo trazia ainda rodas Revolution, de 12 polegadas de diâmetro, listras finas brancas percorrendo a lateral da carroceria, e uma ampla grade frontal cromada. Outra característica especial do modelo era a carroceria, que recebeu reforços para acomodar o novo capô. Na época, a mecânica do Cabriolet era idêntica ao do Cooper 1.3i. O interior do veículo, no entanto, foi luxuosamente adornado com painel em madeira de nogueira, volante revestido de couro preto e cintos de segurança coloridos.

 

MINI Cabrio 2004: o conversível recriado

O novo MINI Cabrio foi apresentado à imprensa e ao público, pela primeira vez, em 2004, durante o Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça. Ele foi lançado no mercado europeu em três versões – MINI One Cabrio, MINI Cooper Cabrio e MINI Cooper S Cabrio. Além dos novos para-choques dianteiros e traseiros, diferenciados em relação ao MINI Hatch convencional, a gama de cores externas disponibilizada para o modelo contava com 10 tonalidades diferentes. Desde o lançamento do MINI Cabrio, mais de 89 mil unidades desta versão foram vendidas no Reino Unido, o país de origem da MINI, sendo o Cabrio a mais popular, com 43% do total das vendas do MINI Hatch naquele mercado. A cor Pepper White é a tonalidade externa preferida entre os clientes britânicos, enquanto 86% das unidades contam com câmbio manual.

 

Em 2009, a MINI acrescentou um toque ainda mais exclusivo ao conversível com a introdução do ‘Openometer’, um mostrador situado à esquerda do painel de instrumentos e que permitia ao motorista verificar quanto tempo ele dirigia com o teto recolhido. O medidor rebatizado mais tarde de ‘Always Open Timer’, ainda é oferecido no MINI Cabrio e pode ser acessado como um mostrador digital na tela do MINI Visual Boost. A função ‘Rain Warner’ também é exclusiva do Cabrio. Disponível desde 2016 no conversível, este recurso monitora a previsão do tempo na região onde o veículo se encontra. E se a possibilidade de chuva for alta no percurso, o computador de bordo avisará o motorista aconselhando-o a fechar o teto caso ele esteja abaixado.

 

Em março último, o novo MINI Cabrio foi lançado no mercado europeu com novas atualizações de design e tecnologia. Além do teto de acionamento totalmente elétrico, cada MINI Cabrio vem com faróis e lanternas equipados com LEDs, Controle de Distância de Estacionamento Traseiro (PDC), tela de 6,5 polegadas, chamada de emergência inteligente (E-call), rádio digital e conectividade Bluetooth entre outros itens de série. Atualmente, o MINI Cabrio é oferecido em cinco opções de motorização – One, Cooper, Cooper S, Cooper D e Cooper SD – equipadas com motores de 3 ou 4 cilindros, movidos a gasolina ou diesel, e associadas a transmissões automáticas ou manuais de seis, sete ou oito marchas.

 

MINI Cabrio no Brasil

O MINI Cabrio fez sua estreia no Brasil em meados de 2009, logo após a marca britânica iniciar sua operação comercial no país. Em agosto de 2013, a MINI promoveu o lançamento da versão John Cooper Works Cabrio, a opção mais apimentada do conversível, juntamente com outros integrantes da família John Cooper Works, incluindo as variantes Coupé e Roadster. E, 3 anos depois, em agosto de 2016, a nova geração do MINI Cabrio desembarcou por aqui equipada com o novo motor 2.0 TwinPower Turbo, de quatro cilindros e 192 cavalos de potência, capota elétrica, além de outros aprimoramentos significativos aptos a tornar a experiência de dirigir a céu aberto ainda mais dinâmica, refinada e versátil. Nestes quase 10 anos de presença da MINI no Brasil, aproximadamente 1.400 unidades do Cabrio foram vendidas pela marca no mercado nacional.

 

Para mais informações sobre a MINI Brasil, acesse:

www.mini.com.br

 

Sobre o BMW Group

 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 14 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

 

Em 2017, o BMW Group vendeu cerca de 2.463.500 milhões de automóveis e 164.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2017 foi de aproximadamente 10,65 bilhões de euros em receitas de 98,678 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2017, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 129.932 colaboradores.

 

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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